Apontado como um verdadeiro Globetrotter, adjectivo que lhe pode ser justamente atribuído ou não estivéssemoa a falar de um modelo automóvel à venda em mais de cinco dezenas de mercados, o Opel Mokka apresenta-se como um parceiro com todas as condições para viver o Dia Internacional do Café, data agendada para o próximo dia 1 de Outubro. Tal como esta bebida de verdadeiro culto para muitos, também em relação ao Opel Mokka encontramos uma variedade de misturas: escolha entre um motor elétrico ou blocos de combustão altamente eficientes, sendo certo que estamos perante uma combinação que não passa despercebida, isto porque falamos do primeiro Opel a integrar o Vizor e o cockpitdigital Pure Panel.
Basta afinal uma rápida pesquisa na Internet para se descobrir que o café é a segunda bebida mais popular do mundo, apenas ultrapassado pela água. A contínua popularidade desta bebida aromática é mais uma razão para celebrar o Dia Internacional do Café, no próximo dia 1 de Outubro. E a Opel disponibiliza o companheiro perfeito para honrar a ocasião: o premiado Opel Mokka, o mais compacto membro da família de SUV da Opel e que está hoje à venda em mais de 50 mercados, da Noruega, a norte, à África do Sul, a sul, e da Nova Zelândia, a leste, à Columbia, a oeste.
O elegante SUV compacto da Opel está disponível quer como veículo elétrico alimentado a bateria, suave e linear, oferecendo uma mobilidade local sem emissões, bem como com refinados motores a gasolina, assegurando que os clientes podem escolher o seu sistema de propulsão preferido, tal como escolheriam o café da sua preferência. E a verdade é que desde o seu lançamento em 2020 que o Opel Mokka não passa despercebido. Sendo um automóvel concebido para despertar emoções, o Opel Mokka foi o primeiro modelo a usar a nova identidade da marca, o Opel Vizor. Foi também o primeiro Opel equipado com o Pure Panel e com um cockpit totalmente digital.
O Opel Mokka Electtic, vencedor do famoso galardão “Volante de Ouro” na Alemanha em 2021, impressiona não só pelo seu design arrojado e puro, mas também pelo seu desempenho. O motor elétrico de 100 kW/136 cv e 260 Nm de binário máximo proporciona uma condução potente e quase silenciosa. É possível percorrer até 338 quilómetros sem emissões locais com uma única carga da bateria de 50 kWh de acordo com o ciclo WLTP. A velocidade máxima, limitada eletronicamente, é de 150 km/h.
Dependendo da sua preferência, os condutores do Mokka Electric podem optar entre os três modos de condução Eco, Normal e Sport. No modo Eco, o SUV elétrico é mais eficiente em termos energéticos a favor da autonomia global. Graças a um sistema de travagem regenerativa de última geração, o Mokka Electric pode também recuperar energia quando desacelera ou trava. O motor elétrico atua, então, como um gerador para carregar a bateria. Se o condutor mudar a transmissão para o modo B, regista-se um aumento dos valores de recuperação e o binário de travagem aumentam. A bateria pode ser rapidamente "recarregada" até 80 por cento do seu estado de carga em cerca de 30 minutos numa estação de carregamento de 100 kW DC.
Os vívidos, mas também económicos blocos a gasolina oferecem potências que vão dos 74 kW (100 cv) aos 100 kW (130 cv). O consumo moderado de combustível e o desempenho superior são característicos de todos os motores (consumo combinado de combustível WLTP: 6,2-5,2 l/100km, 141-117 g/km de emissões de CO2). A elevada eficiência é típica dos seus motores, com o atrito interno e as perdas a serem minimizados. O turbocompressor também responde imediatamente, com forte desenvolvimento de binário logo a partir dos baixos regimes. Os motores dispõem de uma caixa manual de seis velocidades ou de uma caixa automática de oito relações com patilhas.
O Mokka também se mantém fiel à tradição da Opel de disponibilizar tecnologias inovadoras de segmentos de mercado superiores a uma vasta gama de compradores. Estas incluem "alta tecnologia" como o Active Drive Assist - incluindo o Cruise Control Avançado (ACC) e o Posicionamento Ativo na Faixa de Rodagem. O sistema de iluminação é também state-of-the-art com os faróis de matriz Intelli-Lux LED adaptativos e, portanto, sem encadeamento, com 14 elementos. Todas as variantes do modelo estão equipadas, de série, com um travão de estacionamento elétrico, bem como com o Sistema de Reconhecimento de Sinais de Trânsito. Também estão disponíveis uma Câmara de Visão Traseira a 180 graus, Assistência Automática ao Estacionamento, Assistente de Flanco e Alerta de Ângulo Morto.
Com a sua combinação de design arrojado, a escolha entre propulsão elétrica a bateria ou motores de combustão interna em conjunto com tecnologias inovadoras, o Opel Mokka há muito que se tornou um sucesso junto dos clientes, afinal... à semelhança do café.