No dia Mundial do Ambiente, assinalado esta terça-feira, a Volvo apostou, em Portugal e no Mundo, no combate à poluição através da limpeza dos oceanos e da “guerra ao plástico”, procurando passar a mensagem que deixa claro que “se todos fizermos um pouco, podemos juntos fazer a diferença”. Este foi o lema que juntou esta terça-feira colaboradores da Volvo Cars por todo o mundo, numa iniciativa global de limpeza de praias, rios e enseadas, aumentando a conscientização e ajudando a combater a poluição de plástico nos nossos oceanos.
Em Portugal, esta acção decorreu durante a manhã na Praia dos Moinhos, no Samouco (Alcochete), onde cerca de 70 pessoas, entre colaboradores e parceiros da empresa, mas também alguns jornalistas, recolheram mais 1200 quilos de lixo.
Em termos globais, mais de 850 funcionários e concessionários da Volvo Cars em 16 países saíram neste dia dos respectivos escritórios, largaram os computadores e dedicaram-se à recolha de lixo em prol do Dia Mundial do Ambiente das Nações Unidas e da campanha Clean Environment. A Volvo Car Portugal respondeu à chamada e juntou-se à causa tendo realizado a limpeza da Praia dos Moinhosna margem sul do estuário do Tejo, ali bem perto da Ponte Vasco da Gama, em Alcochete.
Em colaboração com a Brigada do Mar (projeto de intervenção ambiental nacional com 10 anos de existência), funcionários, parceiros, concessionários e jornalistas, totalizando as referidas 70 pessoas, estiveram ao longo da manhã empenhados nesta acção que permitiu retirar do areal quase uma tonelada e meia de lixo, neste Dia Mundial do Ambiente que, desde que começou a ser assinalado no longínquo ano de 1974, tem sido dedicado ao cuidar do planeta.
O tema Do Dia Mundial do Ambiente para este ano é “Acabar com a poluição de plástico” — #beatplasticpollution —, isto tendo em conta que, de acordo com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, mais de oito milhões de toneladas de plástico são despejadas nos oceanos a cada ano. O problema tornou-se global, havendo a estimativa que aponta para a existência de 9,4 milhões de toneladas no fundo mar, um verdadeiro tapete oceânico de lixo. Se nada for feito, em 2050 haverá mais plástico do que peixes no oceano.
A Volvo Cars assume por isso o orgulho de conseguir mobilizar os seus colaboradores no apoio à campanha “Clean Seas”, ajudando a “mudar a maré” no que toca ao uso de plástico. Essa iniciativa é uma extensão da campanha Volvo Cars Beach Clean Up, que arrancou na Volvo Ocean Race, em Outubro do ano passado. Até o momento, mais de 600 funcionários já realizaram limpezas em todos os continentes.
No mês passado, a Volvo Cars anunciou o fim do plástico em todas as suas instalações e eventos até ao final de 2019. Já antes, em 2017, a empresa tinha anunciado um compromisso particularmente importante na indústria para eletrificar todos os seus novos modelos automóveis que venham a ser lançados após 2019. Recentemente, a marca sueca reforçou essa estratégia ao afirmar que pretende que os automóveis 100% elétricos representem 50% de suas vendas globais em 2025.
Apontando ainda a 2025, a Volvo Cars pretende que, nesse ano, possa fabricar automóveis sem que para tal exista qualquer impacto ambiental. Em Janeiro, a fábrica de motores em Skövde, na Suécia, tornou-se a sua primeira instalação sem impacto ambiental da história da marca.
Jorge Reis