Carlos Martins, Secretário de Estado do Ambiente, presidiu à cerimónia de apresentação do e.City Gold, o novo autocarro 100% elétrico para transporte urbano, realizada na CaetanoBus onde marcaram presença responsáveis autárquicos de vários municípios do país que procuram alternativas limpas para o transporte urbano em Portugal. Foi assim revelado o e.City Gold, o novo autocarro urbano 100% elétrico, totalmente desenvolvido em Portugal pela CaetanoBus, em parceria com a Siemens e instituições da Universidade do Porto.
Nos próximos meses o autocarro vai estar em demonstração em várias cidades portuguesas, um forte indício de que os municípios encaram a mobilidade elétrica como uma solução capaz de dar resposta aos principais problemas de mobilidade urbana. Guimarães, Coimbra, Lisboa, Braga e Porto são alguns desses municipios onde o e.City Gold poderá ser em breve uma presença constante e familiar para as populações.
Para José Ramos, presidente da Salvador Caetano Indústria, “só a combinação de políticas ambientais ambiciosas, produtos de inovação tecnológica e uma mudança nos hábitos da sociedade poderão viabilizar os desafios da mobilidade sustentável”. Já o Secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins, desafiou os municípios portugueses a serem um parceiro nestes projetos, manifestando um desejo: “Que dentro em breve este seja um projeto que possamos ver a circular nas ruas das nossas cidades”.
O e.City Gold é assim o resultado da combinação da conceituada experiência da CaetanoBus no desenvolvimento de autocarros urbanos com carroçaria em alumínio, com a nova geração de veículos Caetano com uma motorização amiga do ambiente e tecnologia Siemens. Equipado com baterias de última geração, e dotado de um sistema de tração elétrica fiável e eficiente, o e.City Gold, com lotação até 88 passageiros, destaca-se pelas zero emissões de CO2, ausência de ruído, redução significativa dos custos de energia e manutenção.
Há quase três décadas que a empresa do Grupo Salvador Caetano estuda, desenvolve e testa a mobilidade elétrica como solução eficiente para o transporte coletivo. Em 1984 foram desenvolvidos os primeiros troleicarros para os circuitos eletrificados do Porto e de Coimbra. Recentemente, a CaetanoBus, também em parceria com a Siemens, foi responsável pelo lançamento do primeiro autocarro exclusivo de aeroporto 100% elétrico, com unidades já comercializadas. Esta tecnologia tem vindo a ser testada nas principais cidades europeias, como Estugarda, Genebra Viena, Helsínquia, Amesterdão, mas também em território nacional.