×

Mensagem

Failed loading XML...
Failed loading XML... AttValue: " or ' expected attributes construct error Couldn't find end of Start Tag html line 1 Extra content at the end of the document

Elisabete Jacinto sobe ao pódio no Africa Eco RaceA piloto portuguesa Elisabete Jacinto (MAN) terminou, este domingo, na terceira posição entre os camiões o Africa Eco Race, subindo pela quinta vez em sete participações ao pódio da categoria de camiões. Na classificação conjunta entre camiões e automóveis, a experiente piloto lusa ficou no 14.º posto da geral.

Neste domingo, os portugueses da equipa Oleoban completaram os 24 quilómetros cronometrados da jornada de consagração desta prova de todo-o-terreno, os quais se realizaram ao longo das margens do Lago Rosa, em Dakar, no quinto lugar dos camiões. Uma vez que este sector selectivo já não entra na classificação final, o trio luso assegurou, após concluir 12 etapas e percorrido cerca de 6000 quilómetros, a terceira posição da classe T4 e a 14º posição da tabela conjunta com os automóveis.

“A especial de hoje é uma festa, mas aconteceu-nos uma situação caricata que ainda nos arrancou algumas gargalhadas no final. Saímos ao lado dos outros camiões e, como é habitual, eu tive um bom arranque. No entanto, para evitar uma grande poça de água desviámo-nos para encurtar caminho e por ironia do destino ficámos presos na lama. Esta especial é tão curta que não nos podemos dar ao luxo de perder tempo. Felizmente, o MAN que vinha atrás de nós teve a simpatia de nos puxar e ajudou-nos a sair dali”, contou Elisabete Jacinto.

“Acima de tudo estamos muito satisfeitos por chegar ao fim da nossa sétima presença nesta grande corrida”, referiu Elisabete Jacinto, após concluir a emblemática especial do Africa Eco Race.

Elisabete Jacinto sobe ao pódio no Africa Eco Race

A edição deste ano da maratona africana de todo-o-terreno foi considerada uma das mais difíceis dos últimos anos, particularmente quando o rali entrou na Mauritânia. É precisamente nestas pistas que o trio lusitano, formado por Elisabete Jacinto, José Marques e Marco Cochinho, tem tendência a ter maiores dificuldades, devido ao maior peso e menor potência do seu MAN TGS de competição. Ainda assim, a equipa Oleoban conseguiu ultrapassar todos os obstáculos com eficácia, mantendo um ritmo consistente, que permitiu mostrar a sua competitividade em vários momentos: na quarta etapa ficou em segundo entre os camiões; na oitava jornada conseguiu alcançar a sétima posição da tabela conjunta auto/camião; na nona especial terminou em segundo dos T4, à frente dos dois camiões da formação Kamaz; no penúltimo dia, gastou apenas mais seis segundos que o checo Tomas Tomecek a cumprir o sector selectivo, numa jornada em que assegurou o pódio final.

Elisabete Jacinto fez um balanço deste Africa Race claramente positivo: “Este rali foi, sem dúvida, um dos mais duros que já fiz. Por isso, estamos muito contentes por chegar ao fim em terceiro lugar entre os camiões e na 14ª posição da geral. Aliás, estou tão contente como se tivesse ganho a prova. Tivemos vários problemas ao longo de toda a prova, mas é forma como lidamos com as adversidades que dita o nosso lugar na classificação final”.
 
“O Marco foi o herói deste rali. Fez muito do trabalho sozinho e foi, sem dúvida, um grande profissional. O meu navegador José Marques foi também excelente e fez um trabalho magnífico. A equipa ganhou um novo alento nesta corrida e estamos todos de parabéns”, acrescentou a participante portuguesa.

O vencedor absoluto do Africa Eco Race 2016 foi o cazaque Kanat Shagirov, aos comandos de um Toyota. A categoria de camiões pelo piloto da formação oficial Kamaz Anton Shibalov, líder incontestado desde o início da prova, enquanto Tomas Tomecek alcançou o segundo posto, depois de ter conseguido dominar a corrida nas etapas disputadas na Mauritânia.

Elisabete Jacinto sobe ao pódio no Africa Eco Race

 

Pin It