×

Mensagem

Failed loading XML...
Failed loading XML... AttValue: " or ' expected attributes construct error Couldn't find end of Start Tag html line 1 Extra content at the end of the document

A Hyundai Motorsport encerrou o primeiro dia “a sério” do Rali de Portugal com dois pilotos no pódio provisório do Rali de Portugal, a quinta jornada do Campeonato do Mundo de Ralis da FIA (WRC). Um desempenho consistente de Dani Sordo e Cándido Carrera colocou a equipa espanhola em segundo lugar, com os companheiros de equipa Thierry Neuville e Martijn Wydaeghe atrás deles em terceiro. Por seu turno, Esapekka Lappi e Janne Ferm demonstraram encontrar-se em forte forma nas etapas de terra durante a tarde, depois de um início difícil, conquistando duas vitórias de etapa para terminar o dia em quinto.

Estamos assim a viver uma interessante batalha pelos melhores lugares no Rally de Portugal, a quinta etapa da temporada do Campeonato Mundial de Rally da FIA de 2023, prova em que a Hyundai Motorsport terminou o primeiro dia com duas equipas entre as três primeiras. Dani Sordo e o co-piloto Cándido Carrera tiveram uma corrida consistente, registando uma vitória de etapa e mais cinco vezes entre os três primeiros nas oito etapas especiais para ficar em segundo lugar para amanhã, sábado. Por seu turno, Thierry Neuville e Martijn Wydaeghe juntam-se a eles nas posições provisórias do pódio em terceiro, com Esapekka Lappi e Janne Ferm atrás em quinto.

Um itinerário cansativo viu as equipas enfrentarem os pisos de areia abrasiva sem a pausa de assistência do meio-dia. Uma única zona de montagem de pneus após as primeiras voltas da Lousã (SS1/4 12,03km), Góis (SS2/5 19,33km) e Arganil (SS3/6, 18,72km) foi a única oportunidade para reagrupar e refinar estratégias para a segunda metade do dia, sem dúvida mais traiçoeira a percorrer. À repetição das três etapas seguiu-se uma passagem por Mortágua (SS7, 18,15km) e Figueira da Foz (SS8, 2,94km).

Rali de Portugal D12 09 Hyundai 03

Sordo demonstrou forte forma desde o início, terminando em segundo nas duas primeiras etapas da manhã. A equipa espanhola liderou brevemente o rally após SS4 e estava em uma luta acirrada com o líder do rally, Kalle Rovanperä, mas um pequeno erro num cruzamento na SS7 aumentou a distância entre eles. Sordo e Carrera terminaram o dia com uma vitória na etapa superespecial de asfalto, SS8.

Depois de uma cuidadosa volta matinal, a tripulação belga de Neuville e Wydaeghe passou para os três primeiros após a SS4 e terminou em segundo na etapa da SS5. Uma passagem cautelosa pela SS7, na qual a tripulação caiu em 2022, viu a dupla cair no tempo e e na classificação para o quinto lugar geral, mas logo recuperou para o terceiro lugar na etapa final. Lappi e Ferm, entretanto, lutaram para recuperar na manhã de sexta-feira e caíram para o sétimo lugar. Ainda assim, esta dupla respondeu com estilo no loop da tarde, conquistando vitórias nas etapas SS4 e SS7 para subir na ordem para o quinto lugar.

Olhando para o que será o dia de amanhã, sábado, estaremos perante um dia em que pilotos e máquinas terão que percorrer um itinerário formado por sete etapas especiais, cobrindo uma distância competitiva aumentada de 148,68 km. O dia abre com Vieira do Minho (SS9/12, 26,62km), Amarante (SS10/13, 37,24km) e Felgueiras (SS11/14, 8,81km), repetindo-se a passagem por estas três especiais ao início da tarde, fechando o dia com uma superespecial noturna – Lousada (SS15, 3,36km) – a encerrar a corrida no que ao programa de amanhã diz respeito.

Rali de Portugal D12 09 Hyundai 02

Voltando a dar conta da classificação depois das especiais disputadas esta sexta-feira, encontra-se assim disposta para os primeiros dez classificados...

1 Kalle Rovanperä/Jonne Halttunen (Toyota GR YARIS Rally1 HYBRID) 1h22m27.7s
2 Dani Sordo/Cândido Carrera (Hyundai i20 N Rally1 HYBRID) +10,8s
3 Thierry Neuville/Martijn Wydaeghe (Hyundai i20 N Rally1 HYBRID) +26,0s
4 Pierre-Louis Loubet/Nicolas Gilsoul (Ford Puma Rally1 HYBRID) +26,9s
5 Esapekka Lappi/Janne Ferm (Hyundai i20 N Rally1 HYBRID) +27,3s
6 Ott Tänak/Martin Järveoja (Ford Puma Rally1 HYBRID) +1m04.7s
7 Oliver Solberg/Elliott Edmondson (Škoda Fabia RS Rally2) +3m48.2s
8 Gus Greensmith/Jonas Andersson (Škoda Fabia RS Rally2) +4m38.4s
9 Yohan Rossel/Arnaud Dunand (Citroën C3 Rally2) +4m48.4s
10 Andreas Mikkelsen/Torstein Eriksen (Škoda Fabia RS Rally2) +5m29.3s

Rali de Portugal D12 09 Hyundai 04

LusoMotores
Pin It