O italiano Valentino Rossi regressou este domingo às vitórias no Mundial de MotoGP ao vencer o GP de Espanha em Jerez de la Frontera . Depois de 10 corridas sem conhecer o sabor dos triunfos, Rossi, hexacampeão na modalidade acabou por subir ao lugar mais alto do pódio com aquela que foi a nona vitória no circuito de Jerez no mesmo fim-de-semana que o português Miguel Oliveira, em Moto2, somou mais uma queda que o impediu de chegar ao final da sua corrida quando estava a assinar a melhor prestação da época.
Sobre o triunfo de Valentino Rossi, o piloto italiano, que começou por sair da pole-position, perdeu a liderança logo no início da prova para o seu companheiro de equipa, o espanhol e campeão do Mundo em título Jorge Lorenzo. Mantendo sempre um ritmo constante, Rossi acabou por recuperar a posição, voltando a comandar o pelotão a avançando mesmo para uma liderança tranquila, abrindo distância "segura" para os seus mais directos perseguidores.
No final, Valentino Rossi pôde celebrar esta vitória num grande prémio em que assinou também a volta mais rápida no traçado de Jerez. Atrás de Rossi terminou Jorge Lorenzo (Yamaha), completando o pódio outro piloto espanhol, Marc Márquez (Honda), que continua na frente do Mundial de pilotos agora com 82 pontos. Dani Pedrosa (Honda) concluiu a prova na quarta posição.
Em termos de campeonato do Mundo, Márquez é o líder, seguido de Jorge Lorenzo, piloto da Yamaha e que na próxima temporada irá correr pela Ducati, com 65 pontos, já a 17 do líder, aparecendo agora Valentino Rossi na terceira posição, agora com 58 pontos após a corrida de Jerez.
Oliveira caiu a seis volta do fim
Em Moto2, numa prova ganha pelo britânico Sam Lowes (Kalex), o português Miguel Oliveira voltou a abandonar depois de uma queda a seis volta do final da corrida, numa altura em que era sexto e estava a assinar a melhor prestação da temporada.
A exemplo do que se passou na categoria principal, também na prova de Moto2 o piloto que garantira a pole-position, Sam Lowes, começou por perder a posição no arranque da corrida. Porém, ainda na volta inicial, Lowes voltou à liderança e não voltou a ceder a posição, terminando na frente para aquela que foi a sua segunda vitória na temporada.
O alemão Jonas Folger e o espanhol Alex Rins, ambos em Kalex, fecharam os lugares do pódio em Jerez, numa corrida que deixou Lowes na frente do Mundial, com 72 pontos, à frente de Alex Rins (62) e Johann Zarco (56). Miguel Oliveira continua na 19ª posição do Mundial de Moto2 com cinco pontos.
Prova ímpar de Binder em Moto3
Na categoria de Moto3, Brad Binder, em KTM, foi o protagonista de uma corrida a todos os títulos notável, saindo da última posição na grelha para chegar à vitória, depois de recuperar 35 posições.
O triunfo do piloto sul-africano, o primeiro na sua carreira, permitiu-lhe reforçar a liderança do Mundial de Moto2, onde soma agora 77 pontos depois de quatro pódios em quatro corridas. Atrás de Binder na prova de Jerez terminaram os italianos Nicolo Bulega (KTM) e Francesco Bagnaia (Bahindra), respectivamente segundo e terceiro clasificados.
Brad Binder leva já quatro presenças no pódio em igual número de corridas, o que lhe garante os já referidos 77 pontos e a liderança do campeonato, com 15 pontos de vantage para o segundo classificado, o espanhol Jorge Navarro, da Honda.