Miguel Oliveira voltou a surpreender e fez história ao conquistar o primeiro lugar no Grande Prémio da Malásia, penúltima prova do circuito de Moto 3 , mantendo-se com possibilidades de vencer o mundial.
Partido do terceiro posto, depois de também ter conseguido a mesma posição nos treinos livres, Oliveira conseguiu alcançar o primeiro lugar apenas na última volta do circuito de Sepang e não mais o largou, posicionando-se à frente do sul-africano Brad Binder (KTM) e do espanhol Jorge Navarro (Honda).
O jovem de Almada fica assim a 24 pontos do actual líder, o inglês Danny Kent (Honda) e assegura desde logo o segundo posto no campeonato mundial de Moto 3.
Esta foi a quinta vitória do português esta época, depois de triunfar em Itália, Holanda, Espanha e Austrália, assim como o quinto pódio consecutivo e oitavo da temporada.
No Grande Prémio da Comunidade Valenciana, a última corrida do campeonato, Miguel Oliveira precisa obrigatoriamente de vencer e esperar que Danny Kent se posicione em 15º ou pior da classificação final, o que, a acontecer, poderá permitir ao piloto de Almada festejar a conquista do título mundial.