O Eurosport apresentou, esta terça-feira, no Autódromo Virtual de Lisboa, os detalhes da cobertura que fará durante as 24 Horas de Le Mans , num evento que contou com a presença do piloto português Filipe Albuquerque, um dos principais candidatos à vitória na mítica prova de resistência disputada em França.
Nos próximos dias 13 e 14 de Junho, o Eurosport vai acompanhar em directo, pelo 13º ano consecutivo, as 24 Horas de Le Mans, prometendo “a melhor cobertura de sempre”, com a transmissão de 23 horas de prova e dois programas especiais de 24 minutos sobre o mediático evento, nos canais Eurosport e Eurosport 2.
Nos dias anteriores ao arranque da corrida, de segunda a sexta-feira, haverá ainda espaço para magazines diários, de 24 minutos, onde serão mostrados os preparativos para a prova, as novidades sobre os intervenientes e as sessões de treinos livres e de qualificação, incluindo ainda comentários e análises da equipa do Eurosport e a presença de convidados especiais.
Paralelamente, será possível acompanhar as incidências das 24 Horas de Le Mans online, através do EurosportPlayer.com e da página eurosport.com, onde estarão à disposição vídeos, resumos e análises da prova.
Na cobertura da edição deste ano daquele que é considerado um dos mais importantes eventos desportivos do mundo, o Eurosport Portugal terá quatro comentadores dedicados à acção que vai decorrer em Le Mans, dois dos quais (João Carlos Costa e Ricardo Grilo) estarão mesmo no terreno, ao longo de toda a semana, de 8 a 15 de Junho. Além da cobertura televisiva e dos comentários a partir do famoso circuito francês, será promovido um acompanhamento especial no site do Eurosport Portugal (tv.eurosport.pt) e nas redes sociais (www.facebook.com/Eurosport).
Filipe Albuquerque arranca focado na vitória
Numa prova em que a Audi e a Porsche partem como naturais favoritas e na qual a Toyota e a Nissan tentarão contrariar o favoritismo dos construtores germânicos, Filipe Albuquerque vai arrancar totalmente concentrado na vitória à geral, conforme frisou na apresentação organizada pelo Eurosport: “Vou a Le Mans para ganhar! Não há segundos objectivos”.
Apesar da estreia inglória em 2014, em que um embate de um adversário numa fase precoce da corrida impediu que Albuquerque chegasse a pilotar o Audi R18 e-tron quattro em prova, o piloto luso está confiante e aguarda com muita expectativa o início das 24 Horas de Le Mans, onde espera poder competir e, simultaneamente, divertir-se.
Formando equipa com o italiano Marco Bonanomi e com o alemão René Rast aos comandos da máquina da Audi, Filipe Albuquerque confessou sentir-se um “privilegiado” por poder disputar uma prova tão importante e por fazer parte do ambicioso projecto do construtor alemão, que, desde 2000, ganhou 13 edições da prova, estando cada vez mais perto de alcançar o recorde da rival Porsche, que soma 16 triunfos.
Albuquerque referiu ainda que os últimos testes oficiais realizados em Le Mans correram de forma positiva, com o terceiro melhor tempo absoluto e a melhor marca entre os Audi, e sublinhou que a sua equipa registou melhorias face ao ano anterior e está muito competitiva, considerando que deverá estar no mesmo patamar do que a Porsche, enquanto a Toyota e a Nissan surgem num segundo plano.
Embora assuma o papel de candidato a tornar-se o primeiro piloto português a ganhar a emblemática prova francesa à geral, Filipe Albuquerque admitiu estar contente e orgulhoso por poder partilhar a pista com mais quatro compatriotas, sublinhando que todos têm hipóteses de vencer nas respectivas categorias: Tiago Monteiro estará em acção na categoria LMP1 com um CLM P1/01 - AER da equipa ByKolles, João Barbosa pilotará um Ligier da Krohn Racing na LMP2, enquanto Pedro Lamy, ao volante de um Aston Martin da equipa oficial, e Rui Águas, aos comandos de um Ferrari da AF Corse, participarão na GTE-Am.
Aproveitando o cenário do evento promovido pelo Eurosport, o Autódromo Virtual de Lisboa, localizado em Carnaxide, Filipe Albuquerque sentou-se ao volante de um simulador e mostrou aos representantes da comunicação social e restantes convidados presentes como se faz uma volta perfeita na pista de Le Mans, dando algumas dicas de como abordar cada curva e cada recta no famoso traçado gaulês. Ouvidas as dicas do especialista, foi a vez dos profissionais de comunicação se fazerem à pista virtual, mas as diferenças de condução e de tempos comparativamente ao piloto oficial da Audi foram naturalmente evidentes. Ainda assim, a sensação de entrar no mundo dos pilotos que disputam a mais importante prova internacional de resistência, com a devida dose de adrenalina, foi suficientemente recompensadora e fez esquecer as modestas marcas registadas.
texto e fotos: Sérgio Mendonça