×

Mensagem

Failed loading XML...
Failed loading XML... AttValue: " or ' expected attributes construct error Couldn't find end of Start Tag html line 1 Extra content at the end of the document

O tricampeão mundial de Fórmula 1, Max Verstappen, garantiu mais uma vez este domingo a vitória numa prova do campeonato da categoria rainha do desporto automóvel, desta feita no Grande Prémio do Japão, em Suzuka, concluido pelo neerlandês depois de er saído da pole position, com um avanço de cerca de 12s para o seu companheiro de equipa, o mexicano Sergio Pérez, que terminou no segundo lugar do pódio dando assim uma dobradinha à Red Bull. Logo atrás de Sergio Pérez, a fechar então o pódio, ficou o espanhol Carlos Sainz, com o seu Ferrari SF-24, ele que relegou o seu companheiro de equipa, o monegasco Charles Leclerc, para a quarta posição.

Neste que foi o quarto grande prémio da temporada de 2024 do Mundial de Fórmula 1, marcado pelo domínio da Red Bull  com a Ferrari a surgir claramente como a segunda escuderia, com as duas equipas a prencherem as quatro posições cimeiras da classificação, q auinta posição foi para o Mclaren de Lando Norris, com Fernando Alonso, da Aston Martin na sexta posição, seguido de George Russel ao volante de um Mercedes, Oscar Piastri em Mclaren, e Lewis Hamilton também ao volante de um Mercedes, respectivamente nos sétimo, oitavo e nono lugares.

A fechar o Top-10 com chave de ouro neste Grande Prémio disputado no circuito de Suzuka, no Japão, terminou dentro dos lugares que dão direito a pontos o japonês Yuki Tsunoda, da RB Honda, piloto que pela primeira vez teve a oportunidade de pontuar no seu próprio país.

Numa prova sem grandes problemas mecânicos para os pilotos em pista, houve lugar ainda assim a três abandonos, dois dos quais logo após a largada devido a um acidente que envolveu Daniel Ricciardo (RB Honda) e Alexander Albon (Williams). Tendo ambos largado a partir do meio do pelotão, acabaram por se envolver num acidente que atirou os dois carros para fora de pista e motivou mesmo uma bandeira vermelha, o que interrompeu a prova durante cerca de meia-hora.

Muitos dos pilotos aproveitaram para mudar os pneus dos seus monolugares numa prova que foi retomada com os pilotos nos mesmos lugares, excepção feita, naturalmente a Ricciardo e Albon que já não voltaram, com as primeiras mudanças de posição a acontecer apenas com as primeiras paragens nas boxes a partir da volta 13. Uma volta depois seria o piloto chinês Guanyu Zhou a ter problemas com o seu Sauber C44 e a protagonizar o único abandono por motivos de falha mecânica, ficando assim 17 carros em pista até ao final do Grande Prémio.

Nota para a melhor prestação de Carlos Sainz relativamente ao seu companheiro de equipa, o monegasco Charles Leclerc, que foi obrigado a ceder-lhe o terceiro lugar quando o piloto espanhol conseguiu fazer uma melhor gestão dos pneus do seu Ferrari, e tudo isto numa prova que Verstappen liderou desde o arranque, tendo ainda garantido um ponto extra por ter sido o autor da volta mais rápida ao traçado do circuito de Suzuka.

A próxima prova do Mundial de Fórmula 1, o Grande Prémio da China, realiza-se dentro de duas semanas, no próximo dia21 de Abril no circuito de Xangai.

texto: Maria F. Reis
PUB
600 90 rodape

 

Pin It