×

Mensagem

Failed loading XML...
Failed loading XML... AttValue: " or ' expected attributes construct error Couldn't find end of Start Tag html line 1 Extra content at the end of the document

O Rali do México está de regresso ao WRC após dois anos de ausência, com as altas temperaturas, alguns traçados de gravilha mais abrasiva, e etapas montanhosas que serão um duro desafio para pilotos e pneus. Muitas vezes descrito como 'brutal', por causa das condições extremas, o Rally de Guanajuato é caracterizado por dois elementos, ambos com alto impacto nos pneus, nomeadamente as mais elevadas altitudes de todo o campeonato (até 2700 metros acima do nível do mar), com consequências na carga aerodinâmica dos carros, que perdem até 20% da potência do motor devido à menor pressão atmosférica, mas também o terreno arenoso e cheio de pedras das estradas de Sierra de Lobos e Sierra de Guanajuato, onde ocorre a maior parte das 23 especiais, totalizando 320,71 quilómetros competitivos.

A Pirelli antecipa por isso a escolha dos pneus duros por parte das equipas que irão sair para a estrada, isto numa prova em que estarão disponíveis, entre outros, os pneus Pirelli Scorpion KX WRC, pneu da marca italiana para gravilha desenvolvido para os carros de Rally1 disponível em dois compostos, que representam uma evolução face a 2022, com estruturas reforçadas e um design otimizado.

WRC 2022 01

WRC23 previewmexico 01

Para o México, a versão de composto duro HA, que oferece maior durabilidade e maior resistência às superfícies mais abrasivas e de maior aderência, será a escolha principal. A versão de composto macio SA garante ótimos níveis de aderência, mesmo em superfícies escorregadias, será a alternativa.

Outros pneus disponíveis para esta prova no México serão os Pirelli Scorpion K, pneus de gravilha para WRC2 e WRC3 também disponíveis nos compostos duro e macio, com muitas das mesmas características dos KXs para os carros de Rally1. Os pilotos de Rally2 contarão com os pneus K4B (duros) e K6B (macios), enquanto os pilotos de Rally3 terão ao seu dispor os pneus K4 (duros) e K6 (macios).

WRC23 previewmexico 02

Cada um dos pilotos de Rally1 pode utilizar até 28 pneus durante a corrida. Por seu turno, os pilotos de Rally2 podem usar até 22. Em ambas as classes os pneus usados para o shakedown são "gratuitos" e não fazem parte da alocação da corrida.

A este propósito, Terenzio Testoni, responsável pelas atividades de rali da Pirelli, afirmou: “Estamos felizes por estar de volta ao México, pela beleza da corrida e porque o Rali de Guanajato é um pouco como a nossa casa, dada a presença de uma de nossas fábricas mais modernas e tecnologicamente avançadas, a apenas 30 minutos do serviço.”

“Do ponto de vista técnico, a estreia das provas de gravilha no Campeonato de 2023 não poderia ser mais desafiadora do que esta: as estradas sinuosas deste rali exigem uma gestão cuidadosa dos pneus ao longo da corrida. Embora sejam esperados altos níveis de desgaste, os Scorpions de composto duro estão prontos para suportar os pilotos e compensar a menor carga aerodinâmica dos carros”, concluiu.

WRC23 previewmexico 03

WRC 2022 03

LusoMotores
Pin It