A Porsche Penske Motorsport vai ter uma agenda preenchida em Sebring, no terceiro fim de semana de março. A equipa oficial da Porsche vai estar presente na Flórida com dois Porsche 963 naquela que será a ronda inaugural do FIA World Endurance Championship (WEC), e com mais dois 963 na segunda ronda do campeonato de IMSA WeatherTech SportsCar Championship. Os novos protótipos híbridos de Weissach, com 500 kW (680 CV), vão participar na corrida de 1.000 milhas, na sexta-feira, 17 de março, do FIA WEC, naquela que será a primeira vez que enfrentam os rivais na categoria Hypercar: a Ferrari, Peugeot, Toyota, entre outros. Já a corrida de IMSA, que tem uma duração de 12 horas, decorrerá no dia seguinte. Nas categorias de GTE-Am (WEC), GTD-Pro e GTD (IMSA), as equipas cliente da Porsche vão correr com os 911 RSR e 911 GT3 R.
Sob o desígnio “Super Sebring”, o circuito Sebring International Raceway vai receber duas corridas de resistência em dois dias seguidos. Isto coloca uma enorme pressão na equipa Porsche Penske Motorsport e em dois pilotos de fábrica que vão fazer todo o campeonato de FIA WEC, o norte-americano Dane Cameron e Michael Christensen da Dinamarca. Cameron e Christenses vão participar na corrida de oito horas e 1.000 milhas (cerca de 1.600 km) do WEC na sexta-feira, 17 de março. Um dia depois, os dois pilotos vão juntar-se aos colegas nos outros dois Porsche 963 para participar na corrida de 12 horas de IMSA. Para além disso, quatro equipas cliente vão colocar um total de seis Porsche 911 RSR na categoria GTE do campeonato FIA WEC. Nas duas categorias GTD do campeonato IMSA, quatro equipas privadas vão participar com um total de seis Porsche 911 GT3 R.
“O evento de Sebring vai ser um verdadeiro festival para os fãs das corridas de resis-tência e um enorme desafio para nossa equipa”, explica Thomas Laudenbach, vice-presidente da Porsche Motorsport. “A nossa equipa Porsche Penske Motorsport enfrentará uma competição dura nas duas séries em dois dias consecutivos. Depois do contratempo de Daytona, estamos ansiosos por transformar o enorme potencial do Porsche 963 em resultados mais apropriados. No FIA WEC, estamos entusiasmados por nos juntarmos ao grande pelotão Hypercar. No início da temporada, estamos de volta para lutar pela vitória à geral após quase 50 anos: Porsche contra Ferrari – isto é simplesmente fantástico. Isto não quer dizer que estamos a esquecer-nos dos outros fabricantes. Nas duas séries, vários veículos de clientes vão disputar as classes GTE-AM, GTD-Pro e GTD. A marca Porsche estará muito bem representada.”
“A nossa equipa Porsche Penske Motorsport vai enfrentar uma espécie de teste de stress em Sebring”, diz Urs Kuratle, Director Factory Motorsport LMDh. “A equipa de Mannheim, Mooresville e Weissach vai fazer tudo para ganhar os grandes troféus com o nosso Porsche 963. Esperam-nos na Flórida dias extremamente desafiantes e emocionantes – até por ser a primeira vez que vamos encontrar os nossos rivais na classe Hypercar do FIA WEC. A nossa equipa pode ter uma vantagem: uma vez que estamos a disputar ambas as competições com o mesmo veículo, podemos partilhar muitas informações e dados. Queremos fazer o melhor uso possível para estarmos prepara-dos da melhor forma para as corridas quando se trata de afinação, desgaste de pneus e estratégia.”
“O evento ‘Super Sebring’ é, provavelmente, a única oportunidade de ver toda a equipa da Porsche Penske Motorsport em ação num local tão histórico”, afirma Jonathan Diuguid, Managing Director. Nas 24 Horas de Le Mans, em junho, a equipa de fábrica vai participar com três Porsche 963 e uma parte da equipa de IMSA não estará presente. “Todos os membros da nossa equipa operacional estarão presentes em ambas as corridas. Em meados de fevereiro tivemos a oportunidade de testar em Sebring. Isto deu-nos uma base sólida para os dois projetos. Para além disso, a nossa equipa de FIA WEC realizou testes bem sucedidos em Portimão. Partilhámos conhecimentos entre as equipas. Esta transferência de conhecimentos tem várias vantagens, mas um programa de dois sentidos tão cedo na temporada também coloca grandes desafios. Em apenas dois dias, os dois Porsche 963 da Porsche Penske Motorsport têm de completar um total de 20 horas de corrida. É uma tarefa enorme para uma equipa totalmente nova.”
As corridas...
As duas corridas de resistência em Sebring são consideradas o derradeiro desafio para o homem e a máquina, bem como uma preparação perfeita para as 24 Horas de Le Mans. Em nenhum outro circuito do calendário a tecnologia é submetida a esforços tão elevados. Uma razão: a natureza do circuito que é num antigo aeródromo militar. Cerca de um terço é constituído por lajes de betão, com os ressaltos a colocarem um desafio único. Devido a esta característica especial, o circuito é mencionado com frequência nas redes sociais com o hashtag #RespectTheBumps.
A corrida de 12 horas do IMSA WeatherTech SportsCar Championship, no circuito Sebring International Racewat com 6,02 quilómetros, será realizada pela 71ª vez. Com 18 vitórias à geral, a Porsche é o fabricante com mais sucesso nesta clássica prova de resistência. A última vitória de um veículo de Weissach foi em 2008. Timo Bernhard (Alemanha) e os dois franceses, Romain Dumas e Emmanuel Collard, venceram com um Porsche RS Spyder da equipa Penske contra uma armada de protótipos LMP1 mais poderosos.
Já a prova de 1.000 milhas do Fia World Endurance Championship (WEC) marca o início da temporada de 2023. As equipas e os pilotos prepararam-se para os próximos desafios com os testes em Sebring, como parte do prólogo de dois dias. No FIA WEC, os dois Porsche 963 da Porsche Penske Motorsport vão lutar pela vitória na categoria “Hypercar”, também conhecida por GTP em IMSA.
As equipas e pilotos da Porsche
Seis pilotos de fábrica vão conduzir os dois Porsche 963 da Porsche Penske Motorsport no campeonato de FIA WEC. No monolugar com o nº5, o norte-americano Dane Cameron, o francês Frédéric Makowiecki e o dinamarquês Michael Christensen, partilham as funções de condução. Já o 963 com o nº6 será conduzido por Kévin Estre (França), André Lotterer (Alemanha) e Laurens Vanthoor (Bélgica). Os pilotos que fizeram parte da Porsche Juniors, Matteo Cairoli (Itália) e Julien Andlauer (França), bem como os experientes pilotos britânicos, Harry Tincknell e Bem Barker, entre outros, vão competir para equipas cliente com o Porsche 911 RSR.
Nick Tandy (Reino Unido) e Mathieu Jaminet (França) serão os condutores permanentes da equipa de fábrica com o monolugar nº6 em IMSA. Na prova de resistência em Sebring, Dane Cameron juntar-se-á aos dois pilotos como terceiro piloto. O australiano Matt Campbell e o brasileiro Felipe Nasr vão estar no 963 com o nº7 na temporada de 2023. Tal como na corrida de Daytona, Michael Christensen vai juntar-se ao par de pilotos nas 12 horas de Sebring. Na classe GTD-Pro, a Pfaff Motorsports escolheu Kaus Bachler (Áustria) e Patrick Pilet (França) para conduzir o Porsche 911 GT3 R. Estes serão acompanhados pelo piloto de fábrica da Porsche, Laurens Vanthoor, que também vai conduzir o 963 da Porsche Penske Motorsport no WEC no ‘Super Sebring’. Na classe GTD, os ex-pilotos Porsche Juniors, Julien Andlauer (França) e Jaxon Evans (Nova Zelândia), competem com o 911 GT3 R de equipas cliente.