×

Mensagem

Failed loading XML...
Failed loading XML... AttValue: " or ' expected attributes construct error Couldn't find end of Start Tag html line 1 Extra content at the end of the document

No mundo dos carros elétricos de alto desempenho, o Mercedes-Benz AMG EQS 53 4Matic destaca-se como uma verdadeira obra-prima de engenharia. Depois de termos já testado aqui o modelo EQE 43 4Matic, as expectativas eram grandes relativamente ao que iríamos agora encontrar, mas há que admitir que essas mesmas expectativas foram francamente superadas por um modelo pleno de potência e sofisticação que causou uma enorme impressão positiva.

A primeira coisa que chama a atenção neste modelo da marca germânica é o design elegante e aerodinâmico do EQS 53. As suas linhas fluidas e detalhes subtis dão ao carro uma aparência futurística, fazendo-o ainda assim sem que que o modelo perca a identidade clássica da marca Mercedes-Benz e transportando todo ADN desportivo da AMG.

Depois, ao entrar no habitáculo, somos recebidos por um interior luxuoso, com acabamentos impecáveis e materiais de alta qualidade. Os assentos confortáveis e ajustáveis proporcionam uma experiência de condução premium, acabando por nos esquecermos do tempo ao explorar toda a panóplia de comandos permitidos a partir do ecrã tátil para encontrarmos a melhor posição de condução, o melhor som ambiente ou a temperatura permitida pelo ar condicionado automático, tudo regulável na ponta dos dedos.

O objectivo, contudo, era avançar para o ensaio, e ao dar a partida houve espaço para nova surpresa, agora em redor do silêncio absoluto do motor elétrico. A aceleração é instantânea e suave, graças ao binário impressionante entregue pelo sistema de tração nas quatro rodas, a estabilidade é brutal e o conforto é realmente sublime.

Mercedes AMG EQS 53 02

Mercedes AMG EQS 53 03

Dos 0 aos 100 km/h em 3,8 segundos

O AMG EQS 53 acelera de 0 a 100 km/h em apenas 3,8 segundos, oferecendo uma experiência de condução emocionante e empolgante, mas nem por isso sentimos por um instante que seja o risco de perdermos a suavifdade do pisar do asfalto num automóvel perfeitamente domável.

Ficha técnica do Mercedes-Benz AMG EQS 53 4Matic:

• Motor: Elétrico
• Potência: 761 cv
• Binário: 1.020 Nm
• Aceleração 0-100 km/h: 3,8 segundos
• Autonomia: 513 km
• Consumo: 21,2 kWh/100km WLTP (combinado)
• Tração: Integral
• Preço: a partir de €171.900

Além do desempenho excepcional, o EQS 53 também se destaca pela sua autonomia. Com uma bateria de alta capacidade, o veículo oferece uma autonomia anunciada de 513 km, naturalmente dependente da condução praticada e dos percursos adoptados, mas que é ainda assim impressionante para um carro elétrico de alto desempenho. Além disso, a tecnologia de carregamento rápido permite que a bateria seja recarregada em tempo recorde, tornando as viagens longas ainda mais convenientes.

É certo que nem tudo são rosas neste sublime modelo automóvel em que a tecnologia é um dos expoentes máximos. Afinal, no Mercedes-Benz AMG EQS 53 4Matic, um dos pontos menos agradáveis identificados durante o ensaio resultou do tamanho do veículo. Afinal, embora seja espaçoso e ofereça muito conforto aos ocupantes, a sua dimensão pode provocar algumas dores de cabeça ao condutor ao dificultar a condução em espaços apertados ou ao estacionar. Descer para os pisos de estacionamento do “El Corte Inglês” em Lisboa, numa rampa em caracol que aqueles que conhecem sabem ser um desafio para qualquer carro de maiores dimensões, é para este Mercedes-Benz AMG EQS 53 4Matic um verdadeiro teste supremos de agilidade ao volante.

Depois, outro ponto negativo deste modelo da marca de Estugarda é o seu preço. Afinal, como se trata de um veículo de luxo e alto desempenho, o AMG EQS 53 tem um preço elevado, acima dos 170 mil euros, o que pode torná-lo inacessível para muitos consumidores.

Mercedes AMG EQS 53 04

Mercedes AMG EQS 53 05

Um verdadeiro AMG... elétrico!

Apesar de tudo, a verdade é que este Mercedes-AMG EQS 53 4Matic abre as portas ao futuro emocionante da AMG Driving Performance, permitindo um caminho trilhado através de um veículo totalmente elétrico que é, ao mesmo tempo, um verdadeiro AMG. Detalhes como a grelha do radiador específica da AMG, a parte traseira robusta com spoiler AMG, bem como as grandes jantes de liga leve AMG com sistema de travagem AMG e pinças do travão pintadas não deixam dúvidas, também em termos visuais, acerca da família de performance à qual pertence este impressionante veículo.

A grelha do radiador Black Panel é igualmente específica da AMG, e no habitáculo encontramos mais pormenores que nos apaixonam como o volante AMG Performance achatado na parte inferior em pele napa, capaz de realçar o caráter dinâmico do EQS, também os bancos desportivos de alta qualidade com o grafismo específico da AMG com o seu excelente apoio lateral e ainda o impressionante MBUX Hyperscreen, um verdadeiro apontamento tecnológico que complementa a estética pioneira do interior Mercedes-AMG.

Todo este conjunto, quando sentados ao volante, consegue ainda ser aprimorado pela iluminação ambiente permitida por uma oferta de 64 cores que alternam de modo dinâmico. Torna-se assim possível combinar cores e ambientes, ajustando a luminosidade das luzes LED e as zonas de regulação da iluminação de acordo com as preferências do condutor.

Mercedes AMG EQS 53 06

Mercedes AMG EQS 53 07

E se o preço é para muitos um “pormaior”, a Mercedes-Benz promete oferecer soluções financeiras e de mobilidade, nomeadamente através do programa Select & Drive, apontado como um produto fléxivel, com prestações atrativas e mais baixas, sendo que no final do contrato o cliente da Mercedes-Benz pode decidir por uma de três opções: devolver o veículo; financiar o valor residual; ou adquirir o veículo pelo valor residual.

Há ainda a solução do aluguer operacional, que consiste na prestação de um serviço de aluguer que pode incluir um conjunto de serviços associados, funcionando como um produto adaptado às necessidades de um aluguer mensal, podendo ainda o cliente da Mercedes-Benz optar por uma solução de crédito, um produto financeiro que permite adquirir o veículo com condições atrativas e optar por uma taxa de juro fixa ou variável através de pagamentos mensais fixos ou variáveis. Para qualquer dos casos, uma visita ao sítio online da Mercedes-Benz permite avaliar as diferentes propostas com valores reais de acordo com a simulação que o cliente entender por bem realizar.

Refira-se que o Mercedes-Benz AMG EQS 53 4Matic é um modelo de excepção, não deixando ainda assim de ter concorrentes de peso no mercado, sendo possível encontrar como concorrentes diretos duas propostas como o Tesla Model S e o Porsche Taycan, automóveis que oferecem, qualquer um deles, desempenho elétrico excepcional e autonomia impressionante, além de linhas de design igualmente atraentes. No entanto, o EQS 53 destaca-se pelo seu interior luxuoso e pela tradição e prestígio da marca Mercedes-Benz, tida ainda hoje por muitos como uma marca que resulta num objectivo de consumo até para afirmação pessoal ou familiar.

Mercedes AMG EQS 53 08

Mercedes AMG EQS 53 09

Terminado o ensaio, lá fomos nós obrigados a entregar a unidade testada naquele que é sempre (ou quase sempre) um dos momentos mais difíceis de um ensaio, pela vontade com que ficamos de circular, na circunstância com este modelo AMG EQS 53 4Matic, por muito mais tempo, e se possível mantélo mesmo na garagem lá de casa.

Afinal, ganhar bons hábitos e criar adaptação ao que é realmente bom é algo que acontece quase sem darmos por isso e este Mercedes-Benz, no final do nosso ensaio, saiu merecedor por completo dos melhores adjectivos... e da nossa vontade de ficarmos com ele.

ensaio: Jorge Reis
fotos: Diogo Faria Reis
PUB
600 90 rodape

 

Pin It