Entre os modelos testados para o LusoMotores ao longo de 2023 rodámos com o Renault Austral, o novo SUV da marca francesa que chegou ao mercado no ano agora findo garantindo desde logo o título de Carro do Ano no mercado português. Testado na versão iconic espirt Alpine, e apostando num design elegante e moderno, com um interior espaçoso e confortável e uma motorização E-Tech Full Hybrid, o Austral apresenta um estilo moderno e dinâmico, com linhas fluidas e uma grelha frontal hexagonal.
O interior também é elegante e espaçoso, com um painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas e um ecrã táctil de 12,7 polegadas para o sistema de infotainment. Outra característica curiosa do Austral é o seu sistema de entretenimento, encontrando-se este modelo equipado com o sistema Renault Easy Link, que oferece um conjunto de funcionalidades avançadas, como navegação por satélite, conectividade com smartphones e assistente de voz.
No mercado português, como principais concorrentes do Renault Austral podem ser apontados modelos como o Volkswagen Tiguan eHybrid, Peugeot 3008 Hybrid, Ford Kuga PHEV, Opel Grandland X PHEV ou o Skoda Kodiaq iV, modelos que têm em comum o facto de serem todos SUVs híbridos de tamanho semelhante ao Austral. Em última análise, a melhor escolha de um carro híbrido depende das necessidades e preferências individuais do consumidor, apresentando-se o Renault Australe como uma boa opção para quem procura um SUV moderno, espaçoso e eficiente.
Austral... Carro do Ano em 2023
Curiosamente, no início do ano de 2023, o Renault Australe foi nomeado Carro do Ano em Portugal, uma decisão controversa, se pensarmos que o modelo não tem tido a aceitação esperada no mercado, como outros modelos num passado recente da marca francesa também não tiveram, como o Renault Kadjar, o Talisman ou, recuando ainda mais no tempo, o Renault Laguna.
Até ao momento, o Australe tem registado vendas muito inferiores do que se poderia esperar de um “Carro do Ano”, sendo superado por propostas da própria Renault, nomeadamente o novo Mégane E-Tech, um modelo que veio romper com o que era conhecido dos modelos Mégane e que porventura poderia desde logo ter merecido outro destaque até na eleição para Carro do Ano.
Ficha técnica |
Motor: Elétrico |
Dimensões Comprimento: 4510 mm Largura: 2830 mm Altura: 1621 mm Peso: 1592 kg Distância entre eixos: 2667 mm Bagageira: 430 litros Pneus: 235/65 R17 |
Preço: desde 46.293 euros |
Ainda assim, é importante considerar que o prémio de Carro do Ano é atribuído por um júri de jornalistas especializados que avaliam os modelos em função de uma série de critérios, incluindo o design, a performance, a eficiência, o conforto e a segurança, sendo possivel que o júri tenha considerado que o Austral é um modelo superior aos seus concorrentes, mesmo que não tenha tido a mesma aceitação no mercado. Por outro lado, a atribuição do título de Carro do Ano resulta de uma opinião subjetiva, que nem sempre consegue uma correpondência com o entendimento do mercado nem é necessariamente uma garantia de sucesso comercial.
Certo é que o Renault Austral é um modelo bem construído, com um design moderno e elegante, e que oferece uma boa combinação de performance, eficiência e conforto, ainda que a sua capacidade de penetração no mercado não esteja a ser particularmente feliz.
Do ensaio realizado para o LusoMotores, embora tenha ficado a convicção de que outros modelos no mercado, e até dentro das propostas da Renault, tenham merecido o destaque dado do Austral, ficou evidente ser este SUV uma proposta com imenso potencial pelas capacidades dinâmicas, de conforto e de consumos. Com um comprimento de 4.510 mm, uma largura de 2.083 mm e uma altura de 1.621 mm, o Renault Australe apresenta uma distância entre eixos de 2.667 mm, o que proporciona um bom espaço interior, permitindo também por isso um habitáculo espaçoso e confortável. Os bancos dianteiros são aquecidos e ventilados, e os bancos traseiros têm espaço suficiente para três adultos.
O sistema de infotainment é intuitivo e fácil de usar, oferecendo um conjunto de funcionalidades avançadas como navegação por satélite, conectividade com smartphones e assistente de voz.
Comportamento dinâmico assertivo e seguro
O Austral testado pelo LusoMotores apresenta uma potência de 198 cv e um binário de 205 N, permitindo uma aceleração de 8,4 segundos dos 0 aos 100 Km/h para uma velocidade máxima de 175 km/h, com um consumo de combustível anunciado pelo construtor de 4,5 l/100 km, um valor que não conseguimos atingir no nosso ensaio, terminando quase meio milhar de quilómetros em circuitos combinados com uma média de 5,9 l/100 km, uma média que aceitamos e que nem achamos elevada pela consciência que temos de que foram poucas as vezes que tivemos preocupações de baixo consumo ao longo do test-drive para o LusoMotores.
O comportamento dinâmico é particularmente assertivo, mesmo quando levado acima dos valores mais recomendáveis, sempre em condições totais de segurança, num automóvel que transmite as melhores sensações de segurança mesmo quando a adrenalina pôde subir um pouco.
A impressão deixada por este modelo foi assim particularmente positiva, revelando-se o Renault Austral como um SUV elegante e tecnológico, capaz de oferecer uma excelente combinação de performance, eficiência e conforto, sendo por isso uma excelente opção para quem procura um SUV moderno e espaçoso para a família.
Tudo isto é permitido para o mercado português com um preço de venda ao público a partir de 46.293 euros ,a variante iconic esprit Alpine referida no início, preço sem despesas administrativas nem despesas de transporte para a versão techno.
ensaio: Jorge Reis/LusoMotores
PUB |
![]() |