Está a chegar ao mercado pela mão da Toyota uma nova proposta para o importante segmento C dos veículos familiares compactos . Falamos do Toyota Auris, modelo que chega à terceira geração, agora com novos pormenores de design, novos equipamentos, nomeadamente no capítulo da segurança, e, principalmente, novas motorizações. A apresentaçãoo internacional desta proposta nipónica aconteceu esta semana em Bruxelas, na Bélgica, onde o LusoMotores marcou presença para conhecer o novo Toyota Auris.
Segundo as indicações dadas pelos responsáveis da marca, as mudanças operadas no novo Auris procuraram reflectir, por um lado, as alterações neste mercado altamente competitivo, mas também as sugestões e comentários feitos pelos clientes da Toyota. Foram por isso operadas mudanças em cinco áreas-chave, nomeadamente no design, na qualidade sensorial, na versão híbrida, também na segurança e através da aposta em novas motorizações, porventura onde são mais evidentes as novidades.
É assim possível encontrar nesta terceira geração do Toyota Auris um novo motor de 1.2 litros, turbo, com injecção directa a gasolina naquilo que é uma estreia na Toyota. O bloco diesel turbo de 2.0 litros foi substituído por uma nova unidade de 1.6 litros D-4D, e o motor de 1.4 litros D-4D foi substancialmente melhorado, propondo-se o construtor a permitir um bloco que promete oferecer as mais baixas emissões na sua classe de CO2 na categoria de 90 CV. Todos os motores no novo Auris respeitam agora as normas de emissões Euro 6.
Design com assinatura
São as alterações no design que, numa primeira observação até menos atenta, nos dão conta de estarmos perante um novo Toyota Auris, em face do novo design exterior, com uma frente e uma traseira redesenhadas. O objectivo, de acordo com o construtor, foi o de garantir uma mais prestigiada e sofisticada presença em estrada, tendo para isso sido redesenhadas a frente e traseira, visando conferir a este modelo um aspecto mais amplo e um centro de gravidade mais baixo.
Na frente, os frisos cromados marcam a imagem de uma forma incontornável a partir do novo e mais proeminente logotipo Toyota até aos novos conjuntos ópticos que incorporam luzes de circulação diurna LED (DRL). Por baixo de um para-choques dianteiro mais proeminente, a grelha inferior ocupa toda a largura do carro, com uma secção central estreita sublinhada por uma aplicação cromada na parte inferior e que depois alarga-se numa malha que abriga os faróis de nevoeiro integrais localizados nas extremidades.
De perfil, a nova frente e traseira geram projeções de carroçaria mais longas, com uma linha longa e fluida que se estende desde o logotipo Toyota na dianteira até ao grupo óptico na traseira. Esta linha de cintura é reforçada por uma nova antena em forma de barbatana de tubarão e jantes de liga leve de 16" e de 17" com novos design.
Refira-se que, atrás, a metade inferior do Auris foi completamente redesenhada, alojando grupos ópticos que incorporam tecnologia LED capaz de permitir para este renovado modelo da Toyota uma mais prestigiante e imediatamente identificável assinatura luminosa.
Habitáculo de nível premium
A bordo, as primeiras impressões relativas à prestação dinâmica dificilmente poderiam ser melhores, ficando para mais tarde ainda assim uma apreciação global mais precisa. Ainda assim, fica claro que a qualidade sensorial do habitáculo foi melhorada em face de um pacote de equipamento de nível premium, com um monitor táctil de 7” com comando sensíveis ao toque e um novo ecrã multi-informações de 4.2" TFT a cores (dependendo no nível de equipamento, mas de série na versão híbrida).
Tudo isto estará disponível nas versões hatchback e touring sports, em ambos os casos resultantes da renovação deste modelo que recebeu ainda revisões na suspensão e na direcção, destinadas a melhorar o conforto de rolamento, o comportamento e a forma como o condutor sente a condução.
Para tudo isto, foi estabelecida uma grelha de preços que o LusoMotores apresentará mais tarde em detalhe, mas que começa nos 22.050 euros para o Auris 1.4 D-4D na versão Active, passando pelos 22.750 euros para o Auris 1.2 D-4T Comfort, indo até aos 30.000 euros para a versão de topo, o Auris 1.6 D-4D Exclusive.
Com a motorização híbrida, o Toyota Auris HSD Active terá um ‘pvp’ de 24.250 euros, passando a 25.300 para a versão Comfort, indo até aos 28.100 euros para quem opte pela versão Exclusive. Todos estes preços, quando aplicados ao Toyota Auris Touring Sports, sobem em cerca de mil euros.
Restará referir que em termos de garantia, o Toyota Auris, como aliás acontece com qualquer modelo do construtor nipónico disponível em Portugal, é comercializado com uma garantia de cinco anos ou 160 mil quilómetros, havendo ainda uma garantia específica de 10 anos para a bateria nos modelos híbridos, sem limite de quilómetros.
Para já, do que pudemos testar, gostámos particularmente desta proposta da Toyota que chega para o importante segmento C onde poderá vingar apesar de serem tantas as propostas e os concorrentes. Ainda assim, e porque vamos avançar para um ensaio mais alongado, teremos oportunidade de dar conta de outras impressões e sensações de condução, bem como de testemunhos dos responsáveis da marca nipónica com quem dialogámos, e que poderá conferir mais tarde nas nossas plataformas.
reportagem: Jorge Reis
em Bruxelas (Bélgica) e no Porto