×

Mensagem

Failed loading XML...
Failed loading XML... AttValue: " or ' expected attributes construct error Couldn't find end of Start Tag html line 1 Extra content at the end of the document

Um acidente no final da manhã desta quinta-feira, durante a preparação do Rali da Croácia aos comandos de um Hyundai i20 N Rally1, resultou na morte do piloto irlandês Craig Breen, de 33 anos, ele que este ano disputava o Campeonato de Portugal de Ralis pela Hyundai. Na sequência de uma saída de estrada, o carro de Craig Breen embateu num poste de eletricidade com a frente esquerda resultanto na morte imediata do piloto, num acidente do qual o navegador James Fulton escapou sem qualquer ferimento.

Com uma carreira iniciada em 2007, Craig Breen venceu os campeonatos irlandês, britânico e internacional aos comandos de um Ford Fiesta em 2009, o que lhe permitiu assinar então um contrato com a M-Sport, responsável pelo programa de ralis da Ford. Em 2012, porém, e apesar de ter vencido o campeonato sueco de ralis, teve uma temporada marcada pela tragédia, isto porque viu o seu navegador Garteh Roberts morrer devido a um acidente no Rally de Targa Fiorio, isto num ano em que participava no WRC e no ERC. Em 2014 venceu a sua primeira prova no Europeu de Ralis com um Peugeot.

CraigBreen02

Em 2015, mais focado no WRC, ingressou na equipa oficial da Citroen, onde se manteve até ao final de 2018, quando se juntou ao projeto da Hyundai para desenvolver o i20. Em 2022 voltou às suas origens para correr pela M-Sport, obtendo um 7º lugar geral no Mundial de Ralis, com um 2º lugar no Rally da Itália. Acabou este ano por regressar à Hyundai com a missão de realizar o Campeonato de Portugal de Ralis.

Logo depois de ter sido conhecida a notícia do acidente e confirmada a morte do piloto irlandês, a Hyundai difundiu um curto comunicado em que que confirmou o falecimento do piloto, lamentando o mesmo e deixando as condolências aos familiares, deixando ainda claro que não irá fazer mais comentários relativamente a este tema. Sabe-se assim que Craig Breen terá perdido o controlo do Hyundai i20 N Rally1 vindo a embater com um poste de eletricidade. O navegador, James Fulton, pôde sair do Hyundai pelo seu próprio pé e sem ferimentos.

Aos 33 anos, Graig Breen, piloto que era apontado esta época como o grande favorito a vencer o Campeonato de Portugal de Ralis e que os seus companheiros de lides recordaram esta quinta-feira nas redes sociais pelo seu sorriso e pela boa disposição, de que dava conta nas provas, deixa para trás uma carreira promissora, com um estilo agressivo, emotivo e que poderia ter durado muito mais se o destino não o tivesse travado esta quinta-feira na Croácia, afinal a fazer o que tanto gostava... ralis.

CraigBreen03

JR/LusoMotores
Pin It