Tal como o LusoMotores havia dado conta, a Volkswagen preparava-se para apresentar o novo modelo ID.7, apresentação que decorreu esta segunda-feira, dia em que foi dado a conhecer aquela que o construtor define como “o primeiro modelo elétrico global da marca para a classe média superior”. A combinação de autonomia de até 700 quilómetros (WLTP), motorização superior, interior espaçoso e tecnologia premium tornam o novo ID.7 uma limousine confortável para viagens de longa distância, abrindo um novo segmento para a família ID. Com quase cinco metros de comprimento, o modelo tem também um conceito de funcionamento focado no cliente e um aspeto de alta qualidade. O lançamento do ID.7 está previsto para este ano na Europa e na China e, a partir de 2024, na América do Norte.
A propósito deste novo modelo, Thomas Schäfer, CEO da Volkswagen, afirmou estar o construtor agora, com o ID.7, “a dar o próximo passo na ofensiva elétrica” da Volkswagen. “A limousine oferece um elevado nível de conforto e elevada autonomia. Já em 2026, vamos oferecer a gama elétrica mais ampla de todos os fabricantes na Europa — desde o modelo entry-level, o ID.2all até ao ID.7 como o novo modelo de topo dentro da família ID. O nosso objetivo é atingir uma quota de 80 por cento de carros elétricos na Europa até 2030. A partir de 2033, a Volkswagen produzirá apenas veículos elétricos na Europa".
Por seu turno, Kai Grünitz, Membro do Conselho de Gestão da Marca responsável pelo Desenvolvimento, destacou o facto do ID.7 vir estabelecer “novos padrões de eficiência com base na plataforma modular elétrica (MEB)”. “O nosso objetivo — acrescentou — é um alcance de até 700 quilómetros, de acordo com o WLTP. Este objetivo é possível graças a uma excelente aerodinâmica e a um aumento significativo da eficiência nas áreas do grupo motopropulsor e da gestão térmica."
O ID.7 é o primeiro modelo MEB com uma geração de unidades completamente nova e altamente eficiente. Com 210 kW (286 CV), apresenta-se como o motor de transmissão elétrica mais potente e de maior potência de um modelo Volkswagen ID. Esta variante de potência é utilizada no ID.7, independentemente do tamanho da bateria escolhida. A unidade de potência com a designação interna APP550 foi desenvolvida em conjunto com o Grupo Volkswagen Components em Kassel (Alemanha) e é também aí produzida.
A nova unidade elétrica foi otimizada especialmente em termos do seu consumo energético. Dependendo do tamanho da bateria, prevê-se que serão possíveis gamas de WLTP até 700 quilómetros e capacidades de carga até cerca de 200 kW. O ID.7 sublinha assim a sua aptidão a longa distância para condutores frequentes e clientes de frotas.
O ID.7 tem quase cinco metros de comprimento e foi concebido com base em princípios aerodinâmicos. O seu tejadilho inclina-se elegantemente para a traseira em estilo coupé e contribui para alcançar um excelente coeficiente de resistência ao arrasto de cerca de 0,23, dependendo do equipamento do veículo. A longa distância entre eixos e as saliências curtas criam espaço abundante no interior do veículo para todos os ocupantes.