No arranque da semana em que Portugal recebe a 16ª edição das Jornadas Mundiais da Juventude, chegou já a Portugal o Mercedes Classe G em que o Papa Francisco irá viajar entre nós nas cerimónias em que está prevista a sua presença, o sempre falado “papamóvel” que aqui apresentamos com algum pormenor. Em termos práticos estamos perante um veículo com a matrícula SCV 1, uma matrícula atribuída aos veículos da frota do Vaticano e neste caso reservada exclusivamente para o Papa. Quanto ao automóvel em si, estamos perante um Mercedes-Benz Classe G 500 especialmente modificado e adaptado para a segurança e as necessidades do Papa durante suas deslocações.
Relativamente às suas características específicas, os detalhes exatos das modificações não são totalmente divulgados por razões de segurança, mas são ainda assim conhecidas algumas das mudanças comuns feitas para a utilização do Papa neste veículo. Estamos assim perante um automóvel blindado, capaz de fornecer proteção adicional contra ameaças exteriores, como tiros ou ataques. Isso geralmente envolve a adição de camadas de material balístico resistente em várias partes do carro, como o tejadilho, as portas e as janelas.
Sabe-se ainda assim que este Mercedes-Benz Classe G 500, com a placa de matrícula SCV 1, a identificar a cidade-estado do Vaticano, com o algarismo 1 a indicar a sua utilização pelo elemento principal da hierarquia da Igreja Católica, é descapotável, possui um motor V8 a gasolina com mais de 400 cv de potência, e chegou a Portugal na última segunda-feira.
Pintado de branco e com as armas do Vaticano, inclui uma cúpula de plástico transparente à prova de bala, removível, com sistema de climatização e de iluminação, de modo a permitir que o papa possa viajar sentado ou em pé, podendo ver e ser visto por todos. Já ao nível do interior, o habitáculo é personalizado para atender às necessidades do Papa, sendo equipado com bancos especiais, um compartimento de oração e outras comodidades para garantir o conforto e a componente prática durante as suas deslocações.
O veículo é ainda equipado com sistemas avançados de comunicação, permitindo que o Papa se comunique com a sua equipa de segurança, outros membros do Vaticano e outras autoridades durante as viagens. Possui ainda um sistema de ar condicionado preparado para garantir que o Papa fique confortável, mesmo em climas quentes e com o tejadilho aberto. Já no que diz respeito à suspensão, é ajustada para garantir uma condução suave e estável, mesmo em estradas irregulares.
Por último, este Mercedes-Benz Classe G transporta equipamentos médicos de emergência, como um desfibrilador, para garantir que o Papa receba atendimento imediato em caso de necessidade, não sendo conhecidos todos os detalhes deste modelo mantidos em sigilo para garantir a eficácia dos dispositivos de proteção e segurança.