Depois da Força Aérea Portuguesa ter publicado no passado dia 26 a fotografia de um C-130H da Esquadra 501 - "Bisontes" que rumou até Roma “para transportar para Lisboa o papamóvel, uma das viaturas que o Papa Francisco irá utilizar durante a visita a Portugal, no âmbito das Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ)”, e do qual o LusoMotores já aqui falou ontem mesmo, eis que o Papa Francisco surpreendeu ao deslocar-se hoje em Lisboa, no primeiro dia em que esteve na capital portuguesa no âmbito das JMJ, no interior de um Toyota Corolla Cross 2.0 Luxury, veículo cedido pela Toyota Caetano Portugal depois de ter estado ao serviço do parque de Imprensa da marca nipónica entre nós.
Ao que conseguimos apurar, o Vaticano solicitou especificamente duas unidades deste modelo da Toyota, um SUV que tem a sua principal escolha dos portugueses na variante 1.8 a gasolina, um modelo que permite uma potência de 140 cv e tem um custo na ordem dos 37.000 euros. Contudo, a solicitação do Vaticano apontou para a variante 2.0 híbrida, SUV equipado com um motor a gasolina com dois litros de cilindrada e 152 cv de potência, associado a uma unidade eléctrica capaz de desenvolver 113 cv.
Em termos práticos, permite uma potência conjunta de 196 cv e um consumo médio anunciado pelo construtor de 5 l/100 km. Na versão Luxury, com o nível máximo de equipamento, este modelo tem um preço de venda ao público na ordem dos 45.600 euros.
Não conseguimos apurar se houve alterações de última hora nestas unidades no que diz respeito a proteções suplementares para o trasporte do Sumo Pontífice, informações, aliás, que não são dadas por questão de segurança. Certo é que ambas as unidades, de cor branca e com o tejadilho em negro, irão circular com a matrícula SCV1, igual à de todos os modelos automóveis em que viaja o Papa Francisco, ele que é a figura máxima da cidade-estado do Vaticano.