A Toyota Gazoo Racing deu o pontapé de saída em Portugal para mais uma etapa do Campeonato Mundial de Endurance (WEC) FIA 2023, assinando um início promissor nos treinos para as 6 Horas de Portimão, a segunda etapa daquela competição. A equipa Campeã do Mundo começou a temporada com uma dobradinha na frente na primeira jornada em Sebring, há quatro semanas, acabando agora por estabelecer desde já o ritmo dos treinos em Portimão.
Os vencedores de Sebring, Mike Conway, Kamui Kobayashi e José María López, em seu #7 GR010 Hybrid, foram os mais rápidos no dia de abertura com uma volta de 1m32s155 estabelecida na sessão da tarde. Sébastien Buemi, Brendon Hartley e Ryo Hirakawa, no #8 GR010 Hybrid, por seu turno, permitiram novo feito para a Toyota Gazoo Racing, assinando a segunda volta mais rápida nesta sessão de treinos com mais 0,637 segundos do que os seus companheiros de equipa.
Os tempos de volta única não eram, no entanto, a prioridade. A vitória na primeira ronda foi construída com uma preparação meticulosa, desenvolvimento de afinações de corrida competitivas e um profundo conhecimento das características dos pneus, e esses fatores foram o foco dos treinos em Portugal, à medida que a equipa procura repetir a performance. Para isso, um intenso programa de adaptação do atualizado GR010 Hybrid às exigências do circuito de 4.653km na sua primeira passagem por Portimão desde abril de 2022, começou numa manhã ensolarada e ventosa com temperaturas do ar de 14°C.
Ambos os carros aproveitaram ao máximo os 90 minutos da primeira sessão para comparar diferentes configurações aerodinâmicas e mecânicas enquanto ajustavam as configurações de controle. Apesar de dois breves períodos de bandeira vermelha, os GR010 Hybrid registaram 43 voltas cada, mais do que qualquer outro competidor no pelotão de 37 carros. A volta de Sébastien de 1min 32.792s no início da sessão colocou o #8 GR010 Hybrid no topo das tabelas de cronometragem, surgindo o carro nº 7 como o segundo mais rápido, 0,384 segundos atrás dos seus companheiros na Toyota, cortesia do melhor esforço de Mike, com os seis primeiros hipercarros a terminarem no mesmo segundo em termos de tempo mais rápido.
O segundo treino ocorreu no meio da tarde com temperaturas mais quentes na pista em comparação com a manhã, condições que se revelaram as ideais para testes de comparação com os dois compostos diferentes da borracha Michelin, já que a equipe intensificou o seu foco em encontrar as soluções certas para a corrida de domingo. Outra sessão sem problemas, desta vez sem interrupções de bandeira vermelha, viu Kamui Kobayashi estabelecer o tempo mais rápido no # 7 GR010 Hybrid, com Ryo a registar a segunda volta mais rápida.
Melhorias na configuração com base nos dados da corrida de hoje serão testadas no derradeiro treino no final da manhã de sábado, antes de uma sessão de qualificação de 15 minutos já durante a tarde. As 6 Horas de Portimão começam ao meio-dia, hora local, de domingo.
|
|