×

Mensagem

Failed loading XML...
Failed loading XML... AttValue: " or ' expected attributes construct error Couldn't find end of Start Tag html line 1 Extra content at the end of the document

Na primeira corrida de Fórmula 1 referente à nova temporada, no Grande Prémio do Bahrein, o neerlandês Max Verstappen entrou a vencer com um triunfo categórico e sem dar quaisquer hipóteses aos demais pilotos em pista. Depois de ter garantido a pole-position, o bi-campeão do Mundo assinou uma excelente largada, acabando por liderar do princípio ao fim a primeira prova do ano da categoria rainha do automobilismo desportivo. Para além de terminar com Verstappen no degrau mais alto do pódio, a Red Bull, campeã do mundo em título no Mundial de Construtores, conseguiu a dobradinha já que na segunda posição terminou o mexicano Sérgio Perez, o segundo piloto da formação austríaca, também ele a conseguir a segunda posição cuja conquista foi mais tranquila depois do monegasco Charles Leclerc ter sido obrigado a abandonar com problemas mecânicos no seu Ferrari.

Quem brilhou também a grande altura para além dos homens da Red Bull foi o piloto asturiano Fernando Alonso, da Aston Martin, ele que mudou de equipa para esta temporada, saindo da Alpine para ingressar na Aston Martin, e que conseguiu logo na primeira corrida do ano um terceiro lugar final e a consequente subida ao pódio para a escuderia de Silverstone. Atrás dos homens do pódio terminaram Carlos Sainz (Ferrari), Lewis Hamilton (Mercedes) Lance Stroll (Aston Martin) e George Russel (Mercedes), bem assim como Valtery Bottas (Alfa Romeo), Pierre Gasly (Alpine) e Alexander Albon (Williams) a fechar o Top-10 da classificação nesta prova inaugural da temporada de 2023 do Mundial de Fórmula 1.

Referência ainda para o piloto Guanyu Zhou, da Alfa Romeo, ele que assinou a volta mais rápida da corrida (1m33,996s), mas não conquistou o ponto extra para o campeonato já que terminou fora dos dez primeiros classificados.

Fica desta prova a certeza de que a Red Bull parte uma vez mais com alguma vantagem relativamente às demais equipas, a dúvida quanto à capacidade da Ferrari em conseguir andar nos lugares da frente de uma forma fiável e a mais do que provável possibilidade da Aston Martin em conseguir esta temporada ser a melhor formação do segundo pelotão, isto se partirmos do príncípio que Red Bull, Ferrari e Mercedes irão conseguir discutir entre si os lugares cimeiros na maioria das provas da época que agora começa.

Nota ainda para o facto de três equipas terem ficado nesta primeira prova da temporada fora dos pontos depois de verem os seus dois carros terminarem fora dos dez primeiros, nomeamente a Alphatauri, Haas e McLaren. A próxima prova do Mundial de Fórmula 1 acontecerá dentro de duas semanas, no próximo dia 19 de Março na Arábia Saudita, no traçado Jeddah Corniche.

Para a história fica este primeiro grande prémio, no Bahrein, no qual se registou a seguinte classificação...

Pos. PILOTO EQUIPA TEMPO Pts
1 Max Verstappen RED BULL RACING HONDA RBPT 1:33:56.736 25
2 Sergio Perez RED BULL RACING HONDA RBPT +11.987s 18
3 Fernando Alonso ASTON MARTIN ARAMCO MERCEDES +38.637s 15
4 Carlos Sainz FERRARI +48.052s 12
5 Lewis Hamilton MERCEDES +50.977s 10
6 Lance Stroll ASTON MARTIN ARAMCO MERCEDES +54.502s 8
7 George Russell MERCEDES +55.873s 6
8 Valtteri Bottas ALFA ROMEO FERRARI +72.647s 4
9 Pierre Gasly ALPINE RENAULT +73.753s 2
10 Alexander Albon WILLIAMS MERCEDES +89.774s 1
11 Yuki Tsunoda ALPHATAURI HONDA RBPT +90.870s 0
12 Logan Sargeant WILLIAMS MERCEDES +1 volta 0
13 Kevin Magnussen HAAS FERRARI +1 volta 0
14 Nyck De Vries ALPHATAURI HONDA RBPT +1 volta 0
15 Nico Hulkenberg HAAS FERRARI +1 volta 0
16 Zhou Guanyu ALFA ROMEO FERRARI +1 volta 0
17 Lando Norris MCLAREN MERCEDES +2 voltas 0
 -- Esteban Ocon ALPINE RENAULT Abandono 0
 -- Charles Leclerc FERRARI Abandono 0
 -- Oscar Piastri MCLAREN MERCEDES Abandono 0
Pin It