×

Mensagem

Failed loading XML...
Failed loading XML... AttValue: " or ' expected attributes construct error Couldn't find end of Start Tag html line 1 Extra content at the end of the document

Equipado com um motor 1.0 litro Turbo Gasolina de Injeção Direta (T-GDi), o que significa a presença de um motor a gasolina com turboalimentação e injeção direta de combustível, o Hyundai Bayon 1.0 T-GDi DCT Premium proporciona um bom equilíbrio entre desempenho e eficiência de combustível. Transportando uma transmissão DCT (Dual Clutch Transmission), também conhecida como transmissão de embraiagem dupla, oferece mudanças de velocidades suaves e rápidas, combinando a eficiência de uma transmissão manual com o conforto de uma transmissão automática.

Ainda a propósito do motor 1.0 T-GDi, oferece um bom equilíbrio entre desempenho e eficiência de combustível, permitindo uma potência adequada para o tamanho e o peso do veículo, com uma aceleração suave e uma resposta rápida quando necessário. Não estamos propriamente perante um modelo desportivo nem tão pouco um veículo mais “nervoso” perante a pressão sobre o acelerador, mas não será isso que se pretende deste pequeno modelo da Hyundai que garante uma boa prestação global, seja em cidade como em estrada.

Hyundai Bayon 1.0 T-GDi DCT Premium
Ficha Técnica

Motor:
1.0 litro Turbo Gasolina de Injeção Direta (T-GDi)
Três cilindros

Transmissão:
Transmissão Automática de Embraiagem Dupla (DCT)

Potência máxima:
100 cv

Binário máximo:
172 Nm

Tração dianteira (FWD)

Bagageira:
411 litros

Depósito de combustível:
40 litros

Comprimento/Largura/Altura:
4180 mm/1775 mm/1490 mm

Peso:
1180 kg

Consumo de combustível:
6,0 litros/100 km (combinado)

Emissões de CO2:
137 g/km

Equipamento de série:
Jantes em liga leve 17’’
Display Audio de 8’’
Apple CarPlay e Android Auto sem fios
Painel de Instrumentos Digital de 10,25’’
Sensores de Estacionamento Traseiros
Camara de ajuda ao estacionamento traseiro
A/C Automático
Travagem Autónoma de Emergência (FCA)
Luzes de Circulação diurna em LED
Alerta de arranque do veículo dianteiro (LVDA)
Luz ambiente interior em LED

Opcionais:
Pintura metalizada - 430 euros

PVP:
24.105 euros

Classificado pelo construtor como um modelo "Premium", o Bayon 1.0 T-GDi DCT Premium possui diversos recursos e tecnologias avançadas, surgindo equipado com sistema de entretenimento com ecrã sensível ao toque de 10,25’’, conectividade Bluetooth, sistema de navegação, camara de visão traseira para ajuda ao estacionamento, controle de velocidade cruzeiro e sensores de estacionamento, entre outros itens.

Já no capítulo do design, o Hyundai Bayon apresenta um design moderno e compacto, ideal para uso urbano. Possui linhas aerodinâmicas e características distintas da marca Hyundai, para um modelo automóvel com espaço interno previsto para oferecer conforto aos ocupantes, com espaço suficiente para acomodar passageiros e bagagens.

Sentados ao volante, saímos para a estrada e facilmente nos damos conta da eficiência dinâmica deste Hyundai Bayon, modelo que oferece uma experiência de condução ágil e confortável. Com uma suspensão ajustada, este Hyundai oferece um equilíbrio entre conforto e estabilidade, justificando afinal a intenção do construtor que pretendeu projetar o Bayon para lidar bem com curvas e oferecer uma direção responsiva, permitindo uma condução ágil em estradas urbanas do mesmo modo que em vias rápidas.

No capítulo do conforto de condução, o Bayon foi projetado para proporcionar um passeio suave e confortável, surgindo equipado com uma suspensão ajustada para absorver as imperfeições da estrada e minimizar as vibrações na cabine, proporcionando uma experiência de condução mais confortável tanto para o motorista quanto para os passageiros. Já a direção, projetada para ser precisa e responsiva, contribui para a sensação de controle e segurança ao volante.

Refira-se ainda assim que devido à natureza de um veículo compacto, o Bayon pode ser um pouco mais sensível a irregularidades da estrada em comparação com outros SUV de maiores dimensões. É que, apesar da suspensão ser ajustada para oferecer conforto, em algumas situações, como estradas com piso mais irregular, os ocupantes podem sentir mais as imperfeições da estrada.

Se por esta altura já está a pensar que não há nada a melhorar neste Hyundai Bayon, também não será bem assim, isto porque encontrámos alguns aspetos que não nos encheram as medidas. Afinal, embora o Hyundai Bayon seja um veículo geralmente bem recebido, é importante mencionar alguns possíveis pontos menos positivos que podem variar dependendo das preferências individuais do comprador, destacando-se desde logo o espaço traseiro limitado. Devido ao seu tamanho compacto, o Bayon pode oferecer espaço traseiro um pouco mais limitado em comparação com veículos maiores, uma realidade que se reflete no conforto de passageiros mais altos ou quando há a necessidade de acomodar três pessoas no banco traseiro.

E se a capacidade de transportar três adultos no banco traseiro não é propriamente um argumento deste modelo, também a capacidade de carga deixa um pouco a desejar, isto porque se é verdade que o Bayon oferece espaço para o uso diário e viagens curtas, o seu tamanho compacto pode resultar em uma capacidade de carga menor em comparação com outros SUV de maiores dimensões. Assim, se pretender transportar cargas volumosas com frequência, poderá ter que considerar outros modelos alternativos com mais espaço de carga.

Limitada é também a capacidade do motor 1.0 T-GDi, um bloco que se encaixa nas escolhas de quem procura uma opção popular e equilibrada, algumas pessoas podem preferir opções adicionais de motorização, como motores diesel ou variantes mais potentes. Se você pretende um desempenho mais desportivo ou uma economia de combustível ainda maior, poderá ter que considerar outras opções no mercado, até mesmo dentro do pacote de ofertas permitidas pela Hyundai no mercado.

E se no final de tudo isto procura argumentos para fechar a sua decisão e avançar para a compra deste Hyundai Bayon, sempre lhe dizemos que o argumento principal que pode determinar a compra varia de acordo com as necessidades e preferências individuais do comprador. No entanto, há alguns pontos fortes do Bayon que podem influenciar positivamente a decisão de compra, desde o design moderno e compacto, com linhas dinâmicas e uma presença visual marcante, a boa economia de combustível para reduzir os gastos com combustível e minimizar as emissões, a presença de recursos tecnológicos modernos, mas também o manuseio ágil e o conforto em condução, a suspensão ajustada e direção responsiva e a garantia de sete anos sem limite de quilómetros.

Em termos de concorrência, olhando para o mercado, este Hyundai Bayon surge no seio de um segmento em que a luta pelos melhores valores nas vendas de cada construtor é particularmente cerrada em face do elevado número de propostas, encontrando-se entre estas modelos como o Ford EcoSport, o Renault Captur, o Kia Stonic, afinal o “primo” produzido pelo mesmo grupo sul-coreano, ou ainda o Nissan Juke ou o Peugeot 2008, sendo este último o modelo mais vendido no mercado neste segmento. Ainda assim, o argumento principal para escolher o Hyundai Bayon para a compra final dependerá das suas preferências pessoais, necessidades específicas e orçamento, sendo importante realizar um test drive, comparar com outros veículos concorrentes e avaliar como o Bayon se encaixa nas suas exigências para tomar a decisão mais adequada. A qualidade está lá, a eficiência no consumo também e o conforto surge apoiado pela boa imagem no habitáculo, um capítulo em que a Hyundai tem melhorado muito nos modelos mais recentes. Quanto à escolha final e à decisão de compra, essa será sempre sua!

ensaio: Jorge Reis
Pin It