Com carros diferentes mas com o mesmo empenho e sem dúvida com toda a entrega, o belga Thierry Neuville e o galês Elfyn Evans, respectivamente da Hyundai e da Toyota, depois de terem ambos cumprido oito sectores selectivos com um total de 119,74 quilómetros ao cronómetro, encontram-se empatados na liderança do Rali da Croácia, ao segundo, ambos com um total de 1h05m15s. 

A Hyundai Motorsport teve um início auspicioso no Rali da Croácia, quarta prova do Campeonato do Mundo de Ralis (WRC), com Thierry Neuville a terminar o primeiro dia de competição a terminar na liderança, ainda que de forma conjunta com Elfyn Evans, o piloto da Toyota, isto porque os dois terminaram este primeiro dia exactamente com o mesmo tempo.

Nesta que é a quarta prova do Mundial de Ralis, e que antecipa a passagem do WRC por Portugal, o primeiro dia “a sério” depois do prólogo, de que saiu como primeiro líder o francês Sebastian Ogier, em Toyota, a realização de oito sectores selectivos realizados pela passagem dupla em quatro troços ao cronómetro — Krašić - Sošice (ES1/8, 23,63 km), Jaškovo – Mali Modruš Potok (ES2/7, 9,48 km), Ravna Gora – Skrad (ES3/6, 10,13 km) e Platak (ES4/5, 16,63 km) — permitiu que Thierry Neuville e Martijn Wydaeghe saltassem para a frente da classificação. Porém, um furo na segunda etapa do ciclo da tarde fez com que a tripulação belga da Hyundai perdesse 10 segundos para Elfyn Evans, diminuindo a diferença para apenas 0,1 segundos.

Hyundai I20nWRC 01

Toyota Evans 01

Neuville perdeu mesmo a liderança de forma breve no rali, mas um desempenho feroz na SS8 Krašić - Sošice 2 permitiu aos belgas recuperar o terreno perdido e terminar o dia empatados com Elfyn Evans, numa disputa particularmente renhida desta prova croata no Mundial de Ralis, relegando ambos Ogier para a terceira posição da geral.

Na quarta posição terminou o estoniano Ott Tanak depois de um dia particularmente desafiador. Ott Tänak e Martin Järveoja chegaram aos três primeiros tempos da etapa pela primeira vez na SS2 Jaškovo - Mali Modruš Potok 1, antes de repetir o feito mais duas vezes, vindo a terminar o dia na quarta posição da geral.

Muito menos positiva, para não dizer mesmo frustrante, acabou por ser a prestação dos noruegueses Andreas Mikkelsen e Torstein Eriksen, condenada depois de um erro logo no primeiro sector selectivo que os deixou desde logo em desvantagem, caindo no final deste dia para a sexta posição.

Do lado da Toyota, Elfyn Evans conseguiu tirar o melhor partido do furo sofrido por Thierry Neuville, sendo de esperar para amanhã, sábado, uma competição ainda mais acesa pela liderança do Rali da Croácia. Sebastian Ogier aparece na terceira posição a 6,6 segundos, encontrando-se depois o estoniano Ott Tanak já a mais de 41 segundos dos dois homens da frente. Na quinta posição surge o primeiro “outsider” nesta luta entre a Hyundai e a Toyota, concretamente o piloto francês Adrien Fourmaux, piloto da M-Sport ao volante de um Ford Puma Rally1.

Hyundai I20nWRC 04

Toyota Ogier 01

O Rali da Croácia prossegue amanhã, sábado, com mais duas passagens por quatro sectores selectivos num total de oito especiais de classificação, numa altura em que a classificação do Rali da Croácia para os 10 primeiros encontra-se do seguinte modo...

Rali da Croácia - WRC
Pos. Piloto Navegador Carro Tempo
1 T. Neuville  M. Wydaeghe Hyundai i20 N Rally1 Hybrid 1:05:15
2 E. Evans S. Martin Toyota GR Yaris Rally1 Hybrid +0.00
3 S. Ogier  V. Landais Toyota GR Yaris Rally1 Hybrid +6.6
4 O. Tänak  M. Järveoja Hyundai i20 N Rally1 Hybrid +41.1
5 A. Fourmaux A. Coria Ford Puma Rally1 Hybrid +52.7
6 T. Katsuta A. Johnston Toyota GR Yaris Rally1 Hybrid +1:37.8
7 A. Mikkelsen  T. Eriksen Hyundai i20 N Rally1 Hybrid +2:37.8
8 G. Munster L. Louka Ford Puma Rally1 Hybrid +3:07.3
9 N. Gryazin K. Aleksandrov Škoda Fabia RS +3:48.3
10 Y. Rossel A. Dunand Citroën C3 +4:19.4
Hyundai I20nWRC 05

Toyota Katsuta 01

LusoMotores
PUB
600 90 rodape

 

Pin It