A Leasys é a empresa de mobilidade especializada em aluguer operacional multimarca, sendo codetida pela Stellantis e pelo Crédit Agricole Consumer Finance. A Leasys resulta da consolidação das atividades da Leasys e da Free2move Lease e tem como objetivo tornar-se líder europeu de aluguer operacional, apontando a uma frota de um milhão de veículos até 2026.

A nova empresa combina o melhor da Leasys e da Free2move Lease, duas empresas que trabalharam no mercado da mobilidade e que se posicionaram entre os maiores protagonistas europeus do setor. No entanto, esta consolidação é mais do que a soma das suas partes e representa uma verdadeira evolução, fornecendo produtos inovadores, serviços de qualidade e plataformas digitais a clientes empresariais internacionais, bem como a pequenas e médias empresas.

As soluções de mobilidade Leasys estão disponíveis para todas as 14 marcas da Stellantis através de diferentes canais de venda, estando acessíveis através de um leque de serviços únicos. Além disso, a nova empresa proporcionará sinergias à Stellantis e a outras empresas do Grupo, para além de assegurar um ponto de contacto único para uma experiência de cliente contínua.

Rolando D'Arco, CEO da Leasys, comentou: "Com a ambição de nos tornarmos num dos protagonistas líderes do setor na Europa, desenvolvemos um plano de negócios sólido e ousado. Estamos confiantes de que a nossa frota atingirá um milhão de veículos até 2026, aumentando a sua valorização em 50%. Além disso, esperamos um crescimento de cerca de 30% da nossa estrutura organizacional internacional ao longo dos próximos três anos. Estes números colocam em destaque como a combinação da Leasys com a Free2Move Lease é impulsionada por uma trajetória de crescimento sustentado".

Aluguer operacional na transição para a eletrificação

A Leasys assegura uma maior escolha global, tornando o aluguer operacional uma alternativa válida à compra de veículos. Ainda que o aluguer operacional exista há anos e o mercado europeu mostre sinais positivos de crescimento futuro, a nova empresa transforma-o num recurso completamente novo.

Segundo um estudo realizado pela empresa de pesquisa Frost & Sullivan, o número total de contratos de aluguer operacional assinados na Europa aumentou 6,2% em 2022 e, de acordo com as estimativas das principais organizações que lidam com o setor automóvel, continuará a crescer mais ao longo de 2023, graças, principalmente, à vertente dos veículos elétricos. De facto e apesar da pandemia, os contratos de aluguer operacional ligados aos veículos ecológicos duplicaram, passando de mais de 400.000 para mais de 840.000 contratos. Esta tendência positiva confirma o que já ficara demonstrado entre os anos de 2020 e 2022.

A explicação específica para este aumento decorre das fórmulas de financiamento (aluguer tradicional e aluguer operacional) como as melhores opções para lidar com cenários tão complexos e em constante mudança, como é o da transição para os veículos eletrificados. Em particular, o enfoque global na sustentabilidade ambiental interessa a uma parte cada vez maior do setor do aluguer operacional, uma vez que representa a solução ideal para testar veículos ecossustentáveis, reduzindo os riscos ligados aos custos e imprevistos e tornando o acesso a estes motores mais democrático.

Além disso, todas as soluções da Leasys direcionadas aos veículos elétricos e eletrificados incluem benefícios ligados ao aluguer de emissões zero e podem ser personalizadas, optando-se entre um vasto leque de produtos dedicados, bem como de serviços verdes. Como líder nos principais mercados alvo, a Leasys dará um contributo significativo na transição para a mobilidade sustentável.

As origens de um projeto seguro

A Leasys representa o culminar de um projeto iniciado no final de 2021, quando os acionistas do Crédit Agricole Consumer Finance e da Stellantis decidiram redefinir as pedras angulares da sua cooperação e reorganizar a implementação dos seus serviços financeiros. A Stellantis encetou negociações exclusivas com o BNP Paribas Personal Finance ("BNPP PF"), Crédit Agricole Consumer Finance ("CACF") e Santander Consumer Finance ("SCF"), visando reforçar a estratégia de financiamento do Grupo e oferecer soluções consistentes e atrativas a todos os seus clientes, concessionários e distribuidores.

Como parte da nova organização e da joint-venture com o Crédit Agricole Consumer Finance, a consolidação da Leasys e da Free2Move Lease criou uma única empresa dentro do Grupo Stellantis, presente em onze países europeus: Itália, Espanha, França, Reino Unido, Alemanha, Bélgica, Países Baixos, Portugal, Polónia, Luxemburgo e Áustria. Assente na gestão de uma frota inicial de 828.000 viaturas, este novo protagonista pan-europeu de mobilidade serve todas as marcas Stellantis com uma abordagem multimarca, estando focado no mercado de clientes B2B e completamente dedicado ao aluguer operacional. Subjacente a tudo isto está um objetivo bem definido, de se tornar líder europeu em serviços de mobilidade até 2026, com uma frota de um milhão de veículos.

Um primeiro passo para acelerar este crescimento é representado pela anunciada assinatura de um acordo vinculativo para a aquisição das atividades da ALD e da LeasePlan em Portugal e no Luxemburgo, respetivamente.

Uma abordagem multicanal e multimarca

Na base da estratégia da Leasys para melhor servir as 14 marcas da Stellantis está uma abordagem multicanal. Será utilizada a capilaridade da rede de vendas e pós-venda da Stellantis em toda a UE, um trunfo estratégico e fundamental para proporcionar a melhor experiência ao cliente. Através de uma combinação de diferentes canais - direto, rede de vendas indiretas e digital - a nova empresa visa satisfazer as necessidades do mercado, oferecendo veículos, serviços e soluções de mobilidade ao maior número de clientes possível.

Em particular, a Leasys confiará na rede europeia de concessionários da Stellantis, nos Agentes Independentes, bem como na Venda Direta a clientes de maior dimensão. A utilização dos canais digitais é outra vantagem da estratégia da Leasys, não só promovendo os seus produtos, como também permitindo aos seus clientes e gestores de frota gerir veículos e frotas com total autonomia, ajudando o cliente na gestão dos serviços ligados ao contrato de aluguer.

Além disso, graças à abordagem multimarca da Leasys, a empresa torna-se no principal concorrente das empresas tradicionais de aluguer no mercado europeu. A variedade de escolha de modelos e marcas traduz-se, de facto, num ativo que lhe permitirá participar tanto em concursos internacionais como em outras empresas não cativas.

A melhor experiência do cliente no aluguer operacional

A visão de Leasys é conceber, já hoje, o futuro da mobilidade. Desse modo, um dos objetivos da Leasys é assegurar o melhor serviço do mercado ao cliente. Por este motivo, está a ser dada uma atenção especial aos clientes. Eles podem beneficiar de uma experiência de aluguer envolvente e eficiente, graças ao constante desenvolvimento de soluções de mobilidade inovadoras e de serviços de elevada qualidade.

A Leasys tem como missão preparar o caminho para as soluções de mobilidade inovadoras, concebidas em torno do cliente, para uma experiência best-in-class.

Posicionada no centro de todo o processo, a Leasys pretende assistir e apoiar o cliente, tanto na fase de venda, com produtos e serviços à medida e uma rede alargada, como na fase pós-venda, graças à sua vasta e exclusiva gama de serviços de assistência geridos pela rede de concessionários Stellantis, bem como por uma rede de entidades parceiras exclusivas, para garantir a máxima cobertura.

Por último, é de notar que um dos pilares que suporta a estratégia de experiência do cliente da Leasys é a avaliação da sua satisfação, quer se trate de um particular ou de uma grande empresa. Para o efeito, a Leasys utiliza um sistema de monitorização atempada do feedback recebido dos clientes, resultante de questionários que visam avaliar as suas experiências nos diferentes momentos do seu percurso de cliente.

Produtos e serviços inovadores e flexíveis

A Leasys tem com objetivo disponibilizar a mais ampla gama de soluções avançadas para o aluguer operacional e a gestão de frotas nos principais países europeus. Todos estes produtos estão disponíveis em todos os mercados europeus e "prontos a usar" para todas as marcas Stellantis.

A Leasys conta com um catálogo inovador e flexível de produtos e serviços que pode satisfazer os clientes com soluções de aluguer à medida.

Tudo somado, a Leasys é uma empresa dinâmica que sabe interpretar - e muitas vezes antecipar - as alterações operadas no mercado. Isto assegura um número cada vez maior de soluções feitas à medida e concentradas nas necessidades dos clientes, para lhes proporcionar a maior flexibilidade possível.

Esta abordagem decididamente centrada no cliente e à prova de falhas deu vida a produtos únicos no setor como: Be Free, a solução de aluguer que permite devolver o carro após um ano, sem penalizações; a Leasys Miles, a primeira solução de aluguer de longa duração do tipo pay-per-use, que permite aos clientes pagar apenas os quilómetros efetivamente percorridos; AS NEW, serviço de aluguer de veículos usados da Leasys que promove a economia circular e assegura a acessibilidade das ofertas aos diferentes clientes-alvo; e Leasys PRO, que oferece veículos comerciais personalizados com base nas necessidades de cada cliente.

Além disso, as soluções pesquisadas pela Leasys facilitam a transição verde graças a soluções de mobilidade constantemente mais integradas e ecossustentáveis, como se demonstra pela fórmula de aluguer ULIMITED, dedicada a produtos amigos do ambiente, com quilómetros ilimitados.

Todas as soluções da Leasys podem ser enriquecidas por um conjunto de serviços para uma condução sem problemas, como cobertura contra terceiros, roubo e acidentes, assistência rodoviária, manutenção ordinária e extraordinária, serviço de pneus, substituição de veículo e serviço de infomobilidade I-CARE, para monitorizar remotamente o veículo e permitir uma experiência de condução verdadeiramente tranquila.

Graças a uma equipa de profissionais dedicados, a Leasys disponibiliza um serviço de consultoria ad hoc aos gestores de frotas, ajudando-os a tornar mais eficiente a gestão das suas frotas. Por exemplo, a plataforma digital MyLeasys permite aos gestores de frotas ter uma visão global e dinâmica de toda a sua frota e dos serviços incluídos.

O cliente pode, ainda, contar com a Umove App, que permite o acesso fácil e rápido, a partir de smartphones e de tablets, a todo o ecossistema de produtos e serviços de mobilidade da Leasys. Mesmo a gestão da mobilidade sustentável e elétrica é "livre de stress" graças às estações de carregamento geolocalizadas.

Estes são apenas alguns dos pequenos, mas significativos, exemplos do investimento da Leasys no processo de transformação digital. Foram disponibilizados pontos de contacto digitais que podem assegurar uma experiência institucionalizada, completa e envolvente, tanto a clientes privados como a gestores de frotas.

Por fim, é de destacar que a oferta da Leasys tornar-se-á gradualmente mais acessível graças a uma experiência do cliente cada vez mais digital, com um processo de compra online, de ponta a ponta. Através da plataforma digital, o utilizador poderá aceder a uma proposta personalizada e depois decidir pela subscrição da mesma a partir do conforto da sua casa, de forma simples e rápida.

A nova plataforma ICT integrada 

Nos últimos anos, a Leasys investiu no desenvolvimento de um sistema de gestão pan-europeu próprio, baseado numa plataforma tecnológica de vanguarda.

Tendo em vista a consolidação com a Free2move Lease, foi iniciada uma importante fase de conceção e desenvolvimento, a nível de sistemas e processos, para alcançar a convergência técnica e operacional entre as duas empresas. Desta forma, foi criado um sistema de gestão único e acessível à rede de vendas, que permite que a nova empresa opere de uma forma extremamente eficiente e rápida.

Em particular, o sistema permite que a rede de vendas colabore melhor com a Leasys, o que está muito de acordo com a política da empresa: "é fácil fazer negócios connosco!".

Graças à plataforma unificada, os gestores de frotas terão à sua disposição, em toda a Europa, ferramentas homogéneas que lhes permitem uma melhor gestão das suas próprias frotas.

Leasys, "A escolha da Nova Mobilidade"

A escolha da denominação Leasys permite à nova empresa maximizar a atual equidade e o conhecimento da marca e alavancar os ativos de comunicação e de marca do produto, já existentes a nível europeu. A sua promessa de algo novo e a sua capacidade de inovação, que também são expressas na assinatura “The choice of the New Mobility”, foram desenvolvidos em torno de três conceitos principais - novidade, mobilidade e escolha - que correspondem às necessidades de uma estratégia de comunicação transnacional, facilmente traduzida noutras línguas, sem perder o conceito conciso e o impacto.

A empresa apresenta-se como "nova" na medida em que "renasceu" através da sua união com a Free2move Lease como nova líder do seu mercado; ao mesmo tempo, redefine o aluguer operacional como uma opção nova e inovadora, uma vez que a oferta da Leasys nunca permanecerá a mesma, vendo-se constantemente renovada a cada dia com base nas necessidades do mercado e dos seus clientes.

Entretanto, a palavra "escolha" reflete os seus principais clientes-alvo – decisores, como gestores, empresários e profissionais - cujo papel principal reside na capacidade de fazer escolhas. A Leasys é a resposta para este cliente-alvo que busca a escolha certa, procura uma mobilidade orientada para o futuro e reconhece a Leasys como o seu parceiro estratégico ideal.

A evolução da mobilidade e a sua gestão, flexibilidade, dinamismo e sustentabilidade encontraram a sua maior expressão na nova linguagem de design gráfico de Leasys, caracterizada por um visual digital impactante. Os automóveis desaparecem e surge a ideia de mobilidade, de funcionalidade e de serviços em seu redor. Há uma nova forma de inteligência que é liderada pela presença tranquilizadora de seres humanos. Círculos coloridos que giram e estão ligados através da dissolução de linhas geométricas criam formas digitais e imateriais. Tudo se move e é brilhante, mas sem pesar. É o início de uma nova era de mobilidade e resume-se bem com a afirmação "Pensar a longo prazo". A mobilidade de amanhã começa hoje". Optar pela Leasys significa decidir mudar a mobilidade do futuro já hoje.

É por isso que a Leasys chega imediatamente ao mercado, com uma oferta atraente composta por uma seleção de modelos que permite a todos os que optam pelo aluguer com a Leasys não terem de pagar os dois primeiros alugueres.

Leasys e Free2move Lease, duas histórias de sucesso

A nova empresa reúne o melhor da Leasys e da Free2move Lease, duas empresas líderes que escreveram páginas importantes na história do setor do aluguer operacional. Olhemos para as suas histórias de sucesso e para o património que a nova empresa poderá aproveitar da melhor forma, para poder olhar para o futuro com renovado otimismo e uma perspetiva de crescimento futuro.

Fundada em 2001 como uma joint-venture entre a Fiat e a Enel, a Leasys entrou no mercado de aluguer operacional de veículos de empresa, para quatro anos mais tarde, em 2005, o fabricante automóvel italiano tornar-se no seu único proprietário. Isto levou ao seu crescimento e ao seu estabelecimento a uma escala internacional. Em 2006, juntamente com a Savarent, o Grupo Fiat, que já trabalhava no setor do aluguer operacional desde 1995, a Leasys entrou na joint-venture entre a Fiat e o Crédit Agricole (FGA Capital, hoje FCA Bank). Em 2010, a Savarent e a Leasys fundaram uma única empresa e, a partir de 2011, entraram no mercado sob uma única marca comercial.

A Leasys é controlada desde 2016 e a 100% pelo FCA Bank S.p.A., uma joint-venture entre a FCA Italy S.p.A. e o Crédit Agricole Consumer Finance. Em 2017, iniciou a sua expansão no mercado europeu, abrindo escritórios nos principais países europeus, para em 2021 se tornar numa marca Stellantis. No ano passado, a Leasys alcançou resultados notáveis, tendo, pelo quarto ano consecutivo, liderado o mercado italiano de aluguer operacional, tanto de automóveis de passageiros como de veículos comerciais ligeiros (VCL), com uma quota de mercado de 20%. O sucesso da Leasys é um produto da sua capacidade de resposta pronta às alterações, oferecendo fórmulas cada vez mais sustentáveis, flexíveis e acessíveis ao longo dos anos, que têm sido capazes de ter em consideração as constantes mutações no mercado e nas necessidades dos clientes.

Unidade de negócios lançada em 2017 pelo Groupe PSA, que se dedicava, exclusivamente, ao mercado de aluguer operacional para clientes privados e empresas, a história da Free2Move Lease não é menos emocionante. Inicialmente as suas propostas multimarca abrangiam modelos da Peugeot, Citroën e DS, a que mais tarde se juntaram a Opel e a Vauxhall. No espaço de apenas dois anos após o seu lançamento, a Free2Move Lease instalou-se em 10 países europeus, tornando-se líder de mercado em França.

LusoMotores
Pin It